O que é preciso para ser um jornalista?

Antes de optar por seguir o caminho de jornalista, é preciso conhecer o funcionamento de um jornal, é preciso conhecer os requisitos básicos de um repórter e como suas qualidades pessoais podem se adequar ao ofício.

Se você quer ter sucesso como jornalista, existem dois caminhos. O primeiro, e mais óbvio, é começar cedo. Conheça a redação de algum jornal, faça network em volta dele, se faça conhecer. Não basta ter formação acadêmica na área, é preciso ser visto e conhecido. Trabalhe duro, muito duro. Aos poucos você terá um nome de certa relevância para a área. O segundo caminho não exige menos trabalho, muito pelo contrário, além de tudo será preciso ter resistência. Vamos supor que você não pôde cursar uma faculdade a partir dos 18 anos e que não conseguiu se aproximar de nenhuma redação nesse período.

Digamos que, por problemas pessoais, você só se aproximou de uma redação ou de uma faculdade depois dos 26 anos. Você terá que trabalhar dobrado para recuperar o “tempo perdido”. Não adianta criar falsas esperanças, o mercado de trabalho é cruel. É preciso conhecer as pessoas do meio. É preciso ter contatos, é preciso muito esforço e trabalho.

Lembre-se que não é mais necessário ter o curso de nível superior em jornalismo. De qualquer modo, eu acredito que a faculdade possa dar uma grande contribuição para a carreira e para a assimilação do ofício.

Em qualquer profissão, para se alcançar o sucesso é preciso ter experiência, talento e conhecimento. Mas também, é preciso ter iniciativa.

A carreira jornalística é um projeto a longo prazo, assim como outras tantas profissões. Não basta dar o primeiro passo, é preciso lembrar de dar o segundo, o terceiro… A carreira será construída aos poucos. E qualquer vacilo pode destruir a sua credibilidade e, consequentemente, suas chances de sucesso.

Então, vamos lá. Vamos listar as três principais características que todo jornalista precisa ter ou desenvolver:

Conhecimento

É necessário que o jornalista esteja sempre bem informado sobre a área que cobre. É preciso conhecer a fundo os detalhes. Para isso você dever ler constantemente:

  • Blogs
  • Revistas
  • Jornais
  • Livros

Sempre sobre os assuntos que costuma cobrir. É impossível estar bem informado sobre tudo o tempo todo, mas você precisa fazer um esforço para conhecer bem a área que costuma cobrir. Se informe o máximo que puder. Entenda os termos técnicos e os processos relacionados, tenha senso crítico com toda informação que chegar até você. Tudo isso vai exigir muita dedicação, tempo e dinheiro.

Acompanhe nos jornais e revistas todas as matérias que sair sobre o seu tema. Monte um arquivo com esse material, ele será útil para consultas futuras. Não confie no fato destas informações estarem sempre disponíveis na internet. Tenha uma versão que você possa acessar quando não estiver conectado.

Faça uma lista com as pessoas que foram entrevistadas. Você perceberá que algumas fontes se repetem. Fique atento às citações, assim você poderá mapear os principais pesquisadores e as principais autoridades no assunto em que cobre.

Experiência

Trabalhe todo dia durante o maior tempo que puder. Não espere entrar para a faculdade para começar. Se você não tem acesso a uma redação de jornal, crie um blog, escolha um tema e comece a escrever diariamente sobre o assunto. Se você já tem seu arquivo montado, já conhece quem são as fontes, terá uma base mínima para começar. Os erros serão inevitáveis, mas serão eles que te ajudarão a amadurecer, a criar calos.

O exercício de publicar num blog vai te acostumar às etapas de produção de uma reportagem. Você precisará ter ideias para a pauta, apurar os dados, organizar esses mesmos dados por ordem de importância e escrever sua matéria com um recorte minimamente original.

Não se esqueça de ler jornal todos os dias. Se você não gosta de ler jornais talvez seja melhor procurar um outro ofício. Não digo que tenha, obrigatoriamente, que ler o jornal na íntegra, mas procure ler ao menos a editoria que mais te interessa.

Talento

O talento pode ser definido como a habilidade natural de realizar determinada atividade. Isso não quer dizer que não haja a necessidade de estudo, mas apenas que a assimilação será mais rápida. Nesse caso específico não há muito o que fazer. Algumas pessoas são mais talentosas que outras. Mas isso não impede que você seja um bom profissional, mas certamente terá que fazer um esforço maior para chegar ao mesmo nível que o seu colega talentoso.

Antes de se preocupar com o nível do seu talento, veja se você gosta daquilo que faz. Se você tiver que fazer um esforço muito grande para escrever, para ler jornais ou para realizar qualquer atividade referente à profissão, repense seus conceitos. Você não será feliz fazendo o que faz. Busque sempre a profissão que te realiza. Sei que é meio clichê, mas nem por isso deixa de ser verdade.

Se esse panorama não te desestimula, siga em frente. Os meios digitais não inviabilizaram o ofício de jornalista. Muito pelo contrário. Com a quantidade de informações que nos chegam diariamente, graças às redes sociais, os jornalistas são figuras cada vez mais necessárias. É preciso checar, é preciso formatar e hierarquizar.

Junte-se a nós.

Agora eu quero saber a sua opinião sobre tudo isso. Contribua deixando seu comentário.

José Fagner Alves Santos

Sobre o autor

Website | + posts

José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP), formado em Letras. Mestre em Educação. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Publica sempre às segundas aqui no Editoria Livre e apresenta o podcast que é publicado às quartas. Colabora com o Portal Café Brasil.


15 Replies to “O que é preciso para ser um jornalista?”

  1. eddienews

    Para ser um bom jornalista, além das etapas citadas neste artigo, é preciso ter ambição. Mas não é aquela ambição de fama ou por dinheiro. É aquela ambição que fará de você um bom profissional, neste caso, um bom jornalista. Aquela ambição de o seu texto de hoje ser melhor do que o de ontem. Aquela ambição de fazer um “furo” de reportagem a cada semana.

    Infelizmente não vemos esta ambição nos jornalistas de hoje. Muitos se conformam em não levantar o seu traseiro da cadeira almofadada, pegar a caneta e um caderninho e sair na rua para no mínimo checar as fontes de uma notícia, preferem ficar no conforto do ar-condicionando fazendo pautas sobre celebridades via Twitter, Instagram e Facebook.

    Assim como o sonho ou o topo de um técnico de futebol poderia chegar seria dirigir uma seleção do país e se consagrar campeão, um jornalista deveria pelo menos almejar um Prêmio Pulitzer.
    Mas num país onde BBB continua dando audiência, não pode se esperar mais nada.

    Excelente texto Fagner. Precisamos ainda de jornalistas como você.

  2. Raphaela Ignácio Gomes

    Adorei os textos do artigo. Achei bem sincero e objetivo. Estou cansada de pesquisar profissões na Internet onde só se fala que o salário é um dos melhores do País e a carreira é muito bem vista e blá blá blá..as vezes tudo mentira. Claro que sempre se deve estimular a pessoa a fazer uma faculdade e tudo mais.. Porém, Quero ler as críticas e observações realistas do dia a dia das profissões também, quero saber onde estou querendo pisar.. Que tenham mais textos assim.
    Inclusive tenho 26 anos, quando li a parte onde fala a minha idade dizendo que estou atrasada e que preciso estudar e se dedicar o dobro não foi nada confortável.. Mas é sempre bom esse choque de realidade pra gente acordar e correr atrás o mais rápido possível, a final estamos no Brasil e não está fácil pra ninguém né.. Parabéns!

    • Fagner

      Obrigado, Raphaela. Seja bem vinda ao blog. Estou escrevendo uma série, que sai todas as terças, sobre o fazer jornalístico. Dê uma olhada e veja se te interessa.

  3. Millena fracalossi

    Eu amei, sou uma pessoa de 11 anos de idade e quero muito ser jornalista! Na escola nós temos um jornal, e fora da escola eu sempre estudo jornalismo… Como por exemplo… Eu sempre pego jornais e leio, pego informações e coloco em um caderninho. Sempre procuro vídeos de como é uma faculdade de jornalismo, e então eu já decidi em qual faculdade quero entrar!! Eu quero entrar na Mackenzie! E eu sempre ando tirando notas boas na escola! Muito obrigado por me ajudar a saber mais um pouco de jornalismo!!

    • Fagner

      Seja bem vinda ao blog, colega. Espero que outros conteúdos também despertem o seu interesse. Muito obrigado pelo comentário.

  4. Roberta Soares

    Eu tenho apenas 13 anos , quero ser muito jornalista mas ainda não sei por onde começar.Você poderia me falar por onde eu poderia começar?

    • Fagner

      Olá, Roberta. Tudo bem? O ideal é que você crie um blog e publique diariamente. Assim você terá uma ideia de como será sua vida profissional, tendo que escrever mesmo quando estiver a fim. Além disso, leia jornais, revistas, outros blogs, livros de jornalistas. Tente adquirir o máximo de informação sobre esse ofício antes de definir se é isso mesmo que você quer. Força sempre.

  5. Rayssa Oliveira Sales

    Tenho 14 anos, quero muito ser uma jornalista, Eu amor escrever,ler,ver jornais…Mas não sei por onde começa

  6. Antônio Emanuel de

    Ótimo texto, ajuda muito quem ainda está no começo e tem o sonho de trabalhar na área, como eu. Estou começando agora o curso superior, mas já comecei a escrever e redigir matérias pelo simples fato de amar. Obrigado por impusionar ainda mais nossos objetivos com essas palavras tão precisas e edificantes!

  7. Emanuel Ferreira

    Ótimo texto! Incetiva bastante quem ainda está no início como eu a reconhecer as dificuldades e o esforço necessário para exercer a profissão tão desejada. Estou no primeiro período do curso superior, mas já comecei a escrever e redigir matérias pelo simples prazer de fazê-lo. Texto bastante objetivo! Sensacional!

  8. vitória

    Nossa ótima abordagem você fez da profissão, de uma maneira bem objetiva. ótimo texto! obg por esse artigo tão esclarecedor, estou encantada pelo jornalismo e amo escrever. Continuarei o aprofundamento nas pesquisas sobre tal área e espero que dê certo

  9. Beatriz Passos Silva

    Oi Fagner, tenho vontade de fazer o curso de jornalismo, o meu receio é de que: será que minha voz é boa para o trabalho?
    Eu já tenho que ter uma voz boa, ou qualquer voz pode se tornar uma voz jornalística?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações