O podcast é uma mídia que vem crescendo há alguns anos. Muito mais fácil de consumir que os vídeos – pressupondo que o conteúdo seja apenas em áudio – os programas facilitam a vida de quem não pode parar suas tarefas manuais. Costumo ouvir os programas enquanto lavo pratos, no caminho para o metrô, dentro do metrô, enquanto preparo o almoço ou janta, quando vou caminhar no parque. A ideia é otimizar o tempo.

Como já trouxe uma lista com dez entrevistas em vídeo com jornalistas, hoje vou sugerir cinco podcast que todo jornalista brasileiro deveria ouvir se quiser ficar bem informado.

01 – Café da Manhã, da Folha de S. Paulo

Esse podcast é uma parceria entre o Spotify e o jornal Folha de S. Paulo. As informações no site do jornal dizem que o programa só pode ser ouvido pelo Spotify, mas eu consegui adicionar ao meu agregador de podcast no celular sem problemas. O programa que sai de segunda a sexta, às seis da manhã, trás um apanhado geral sobre as informações do dia. Apresentado pelo Rodrigo Vizeu e pela Magê Flores, a atração se tornou obrigatória nas minhas manhãs.

02- Estadão Notícias

Mais antigo que a versão da Folha de S. Paulo, o programa do Estado de S. Paulo tem características muito mais próximas do formato de rádio, talvez por sua relação com a emissora Eldorado. A coluna Direto ao assunto, com José Nêumanne Pinto fortalece essa impressão. Esse podcast também está disponível no Spotify e nos principais agregadores. Ouço o Estadão antes do Café da Manhã, mas é uma simples questão de gosto.

03 – Foro de Teresina, da revista piauí

O podcast semanal da revista Piau sai toda quinta-feira, às 17h. Sempre com a discussão política do momento. Composto por três blocos, seguidos pelo momento Kinder Ovo e pelo Correio Elegante, o programa é apresentado pelo Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar. Diversão e informação garantidas. Mais que recomendado. Disponível no Spotify e em todos os agregadores de podcasts.

04 – Vida de Jornalista

Esse é um programa para quem gosta de entender os bastidores do jornalismo, para quem quer entender como o ofício funciona. Apresentado por Rodrigo Alves, o podcast trás um novo convidado a cada edição. Num bate-papo descontraído você fica sabendo como foi o desenvolvimento daquela matéria, como é o dia-a-dia naquela redação, como é trabalhar naquele veículo ou com aquele profissional. Um programa muito útil para os iniciantes, mas também para os profissionais experientes. Nos melhores agregadores de podcast e no Spotify.

05 – Histórias que ninguém te conta

Nos últimos meses, as repórteres da Agência Pública mergulharam na Zona Portuária do Rio de Janeiro para desvendar histórias pouco conhecidas sobre o passado do Rio e do Brasil. O resultado é o podcast Histórias Que Ninguém Te Conta, publicado sempre nas segundas-feiras ao meio dia. O podcast é apresentado por Mariana Simões e Gabriele Roza.

 

É evidente que deixei muita coisa de fora. Essa pequena lista é apenas um aperitivo. Caso você se interesse, tem muito mais programas interessantes e muito bem produzidos disponíveis nas principais plataformas. Basta uma rápida pesquisa. Caso você tenha alguma outra sugestão, compartilhe conosco. Deixe um comentário listando os seus preferidos.

José Fagner Alves Santos

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.