ICA – Instituto Caraguava em Ação apresenta projeto “Afromusicalidades Universais”
Contemplado pelo edital 02/2023 da Lei Paulo Gustavo em Peruíbe, o projeto “Afromusicalidades Universais” consiste na produção de um grande espetáculo musical, com uma apresentação pública totalmente gratuita, com a participação direta dos alunos do ICA, “Instituto Caraguava em Ação”, sob direção executiva de Leandro Diamante, autor da proposta.
O evento conclusivo será realizado em 11 de abril às 14h, em perímetro escolar, com anuência da E.M.E.F. Ivete Santana Pinto, rua Piracicaba, 3025, Nova Itariri. O espetáculo reunirá peças musicais, de domínio público – nacionais e internacionais – que serão orquestradas pelas famílias dos metais, das madeiras e da percussão. As apresentações ocorrerão por nível de conhecimento, sendo primeiro os alunos iniciantes seguidos dos mais avançados.
Sediado na região periférica de Peruíbe, o Instituto Caraguava em Ação atende mais de 150 munícipes, entre crianças e adolescentes, com atividades no campo da Música, da Dança e do Esporte. A missão do Projeto é promover o desenvolvimento humano e a cidadania dos munícipes a partir da oferta de atividades artísticas e culturais profissionalizantes, tais como as aulas de música e de balé, realizadas em espaço mantido pela organização, regularmente, ao longo dos cinco anos de trabalho na comunidade de Caraguava. Não sem motivos, já recebeu diversas menções e elogios públicos, inclusive do Poder Público Municipal, especialmente dada a qualidade das apresentações promovidas sob direção do seu coordenador, o maestro Leandro Rogério Sant Ana.
O educador musical e empreendedor social, maestro Leandro Sant Ana, diretor executivo do projeto e recebedor do prêmio, foi também o idealizador do movimento que deu nome ao instituto. Nas suas palavras:
“Eu moro no bairro há mais de 20 anos. Há cinco anos atrás comecei a perceber que faltava uma ação para ajudar a diminuir a vulnerabilidade das crianças e adolescentes do bairro, devido ao evidente aumento de crianças ociosas e marginalizadas. Com a ajuda de outros moradores improvisamos um primeiro local onde chegamos a atender cinquenta crianças.”
– Leandro Sant Ana, maestro
(Fonte: entrevista gravada para elaboração do Projeto, conduzida pelos elaboradores).
O projeto “Afromusicalidades Universais” conta ainda com o talento dos jovens educadores Rafaela Vacholz Lemos, professora de Flauta, Janyne Valladares Bauer, educadora artística e coreógrafa de dança e Luan Lucas Pereira e Renato Dias Ferreira, educadores musicais. O ICA conta com o apoio de todos. Mais informações, enviar email para: [email protected]
Realização:
GOVERNO FEDERAL – MINISTÉRIO DA CULTURA
LEI PAULO GUSTAVO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PERUÍBE
SECRETARIA DE CULTURA
Apoio:
@ica @leandrodiamante @clubedebambas @alternativasecretariavirtual
#LPG2023 #LPGPERUIBE
#ica #caraguavaemacao #leandrodiamante
Texto e fotos: Divulgação
Postagem: Márcio Ribeiro
Contato Garoçá: [email protected]
Todos os direitos reservados
Leia outras histórias
Tarifa do ônibus sobe em Peruíbe e população marca protesto contra novo valor
Mamógrafo entregue em fevereiro nunca foi utilizado pela Prefeitura de Peruíbe
Birdwatching: Prefeitura de Itanhaém incentiva o turismo de observação de aves e lança rota
Artigo de opinião: O Hospital de Campanha e a Maternidade da Campanha
Sabesp divulga comunicado a respeito do desabastecimento de água em Peruíbe
Maenga do Céu: Assaltos e há salto. Deus nos acuda!
Vídeo: Leopardus guttulus com pelagem melânica é registrado na Juréia
Cetesb não aprova o projeto de construção da termoelétrica em Peruíbe
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."