Vamos falar sobre jornalismo

Enquanto lavava a louça, depois de um ataque de dor de cabeça daqueles bem desagradáveis, coloquei para tocar o episódio 581 – Carta aos jornalistas, do podcast Café Brasil. A dor ainda não tinha cessado, mas a reflexão ajudou a pensar sobre algumas coisas.

O programa é baseado no texto do jornalista gaúcho Carlos Guimarães e teve como gancho o vídeo da discussão entre o técnico Vagner Mancini e Felipe Garraffa, o repórter da Rádio Bandeirantes em São Paulo.

O vídeo foi gravado depois do Vitória quebrar a invencibilidade do Corinthians em agosto de 2017. Como o próprio Luciano Pires deixa claro, apesar dessa discussão ter se dado no campo do jornalismo esportivo, a reflexão se faz necessária para qualquer outra editoria.

Até quando, nós jornalistas, vamos continuar desconversando sobre os erros da profissão? Quando um jornalista erra muita gente sofre. Nossa profissão sempre foi muito romantizada, mas estamos passando por uma quebra de paradigmas. Já passou da hora de repensarmos sobre a nossa função.

Indico a audição do Café Brasil, mas deste programa em especial. Vamos trazer esse debate para a pauta do dia.

Sobre o autor

Website | + posts

José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP), formado em Letras. Mestre em Educação, Doutor em Literatura. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Publica sempre às segundas aqui no Editoria Livre e apresenta o podcast que é publicado às quartas. Colabora com o Portal Café Brasil.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações