Livro propõe aproximação entre saúde e a justiça na aplicação da Lei de Drogas

Na aplicação da Lei de Drogas, é muito comum lermos sobre discrepâncias em condenações, falta de conhecimento para distinguir entre usuário e traficante além de preconceitos sociais, raciais e de gênero. As injustiças no Brasil são visíveis aos olhos de todos e, ao mesmo tempo, vedam os operadores de Direito que costumam defender que a Justiça é cega.

Os assuntos que permeiam a aplicação prática da Lei de Drogas são tratados, analisados e minuciosamente explicados no livro Lei de Drogas Interpretada na Perspectiva da Liberdade, do advogado Cristiano Maronna, pela editora Contracorrente. A obra de Maronna promove uma análise crítica sobre os modelos jurídicos estabelecidos e propõe caminhos mais humanos e responsáveis nas tomadas de decisão relacionadas a drogas.

De acordo com a obra, a atual legislação enxerga cor, tanto que um negro portando droga ilícita é traficante; já um jovem branco, é usuário. Por isso, o autor sugere um passo além da interpretação da lei e propõe a aproximação entre a saúde e a justiça, unindo saberes e propondo novos paradigmas para a aplicação da Lei de Drogas, ancorados nas mais atuais evidências científicas.

O sistema carcerário, as unidades de terapia, as clínicas de recuperação e políticas públicas também são abordadas na obra que, segundo o autor, precisam ajudar e não causar mais dor para as pessoas que enfrentam sofrimentos. Afinal, se quem serve à saúde, deve, antes de tudo, tomar muito cuidado para não causar dano, o mesmo precisa ocorrer com quem serve à Justiça.

O lançamento da obra acontece nesta terça-feira (14/02) na Livraria Megafauna em São Paulo. A obra está disponível na loja da editora e também em livrarias, no formato físico e digital.

Sobre o autor

Website | + posts

Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações