Prefeitura de Peruíbe volta a fechar as Ruínas do Abarebebê

As Ruínas do Abarebebê, principal marco histórico da cidade, foram novamente fechadas pela administração municipal.

Ao contrário do alarde feito na data da sua última reabertura, que não durou nem cinco meses, o fechamento do equipamento turístico aconteceu na surdina e sem qualquer aviso à população, o que desagradou moradores e turistas. Lembrando que com a chegada dos meses de frio, os atrativos não naturais podem ser a grande opção de lazer para os visitantes, mas, por enquanto, quem quiser ir até o local não vai conseguir.

Veja o que disse uma turista do interior e, logo em seguida, dois trabalhadores do turismo da cidade. Não deixe de ler também a resposta enviada pela prefeitura no final dessa reportagem, a respeito do fechamento:

“Mais uma vez venho à Peruíbe e novamente encontro as Ruinas fechada. Sei que a prefeitura deve ter outras prioridades, mas gostaria de indicar o local para os amigos, mas não dá, pois nunca sei se eles vão conseguir entrar”

-Fabiana Silva Monassis – Turista

A Guia de Turismo, Michele C. Nunes, que atuou no local durante essa temporada, ressaltou a importância do patrimônio histórico em questão e disse que gostaria que as pessoas, no geral, também valorizassem as Ruínas do Abarebebê:

“O fechamento do local não é culpa somente da Gestão, mas também da sociedade que não se interessa por sua própria história, afinal quantos munícipes conhecem ou se interessam em conhecer as riquezas culturais que a cidade possui? Manter as Ruínas fechadas é “anular” o início da história.”

-Michele C. Nunes – Guia de Turismo

O presidente da Associação dos Guias de Turismo de Peruíbe, Thiago Alvarez, acredita que a prefeitura fará de tudo para que o local seja reaberto o mais rápido possível e disse estar triste com a situação em que o local se encontra:

“É ruim por que é um meio de trabalho que o guia pode ter durante todo o ano e não só na temporada. É um ponto de turismo forte e importante que poderiam deixar aberto, pois a cidade perde bastante com o fechamento dela. Acreditamos na palavra do Secretário de Turismo que disse que vai fazer de tudo para abrir novamente o local, e o mais breve possível.”

-Thiago Alvarez – Guia de Turismo

Vale lembrar que, somente no ano passado, a Prefeitura de Peruíbe divulgou em duas ocasiões a  reabertura das Ruínas do Abarebebê.

Uma no dia 23 de maio, com a condição de ter um número acima de 15 pessoas e ainda com o agendamento prévio com cinco dias de antecedência para que um guia de turismo fosse designado para o guiamento e monitoramento.

A outra foi no dia 23 de dezembro com condições bem melhores, provavelmente por conta da chegada da temporada e turistas. Ela ficou aberta até o carnaval, de quinta a domingo, das 9 às 16 horas, com visita monitorada por um guia de turismo cadastrado no município.

Vem mais reaberturas por aí?

A reportagem procurou a Assessoria de Imprensa de Peruíbe e foi informada que a situação deve ser resolvida muito em breve, veja a reposta enviada::

“A Secretaria Municipal de Turismo informa que as ‘Ruínas do Abarebebê’ estão passando por serviços de manutenção, além do fato de que as visitas são monitoradas. O setor acrescenta inclusive que neste momento está em fase de contratação de mais guias para este monitoramento.
-Prefeitura de Peruíbe

Caso você tenha interesse em saber mais, veja os detalhes desse patrimônio histórico lendo a reportagem abaixo feita em 2016, que contou com o apoio de três historiadores:

Clique no link:

Ruínas do Abarabebê: Detalhes de um patrimônio abandonado

Texto e Reportagem: Redação O Garoçá / Editoria Livre

Foto: Márcio Ribeiro

Contato: [email protected]

Todos os direitos reservados / abril de 2023

 

Sobre o autor

 | Website

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


One Reply to “Prefeitura de Peruíbe volta a fechar as Ruínas do Abarebebê”

  1. Evelyn Laragnoit

    Informações úteis, porém quero conhecer e indicar esse roteiro das ruínas para o pessoal, principalmente quem gosta da ufologia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações