Nova temporada de “Vienen Por Mí” estreia no Sesc Avenida Paulista

Atravessada pelo texto e pela experiência da dramaturga chilena Claudia Rodriguez, a atriz brasileira Fábia Mirassos reestreia o solo Vienen Por Mí, um manifesto sobre a existência e o corpo transgênero. O espetáculo, que tem direção de Janaína Leite, faz nova temporada no dia 28 de abril no Sesc Avenida Paulista, onde segue em cartaz até 21 de maio, com apresentações às sextas e aos sábados, às 20h30, e aos domingos, às 18h30.

Escrita e atuada por uma travesti, a peça é um convite para contestar as autoridades de forma plural e cênica, misturando maquiagem e filosofia travesti, ao propor metáforas que incluem o corpo travesti em diferentes linguagens, como poesia, performance, monólogo e stand-up. Trata-se de um efeito de recorta e cola de diferentes gêneros textuais, assim como a travesti, que, muitas vezes é recortada e colada de seu corpo, de sua família, de sua história ou de sua casa.

“Quando você pega o texto, vê que ele foi construído a partir de várias colagens, de várias experiências da Claudia. Ela é uma ativista muito forte no Chile e cuida da integridade das meninas que fazem programa, em situação de vulnerabilidade e de rua. Eu acho que ela foi colhendo histórias, informações e vivências e colocou tudo no papel. Acho que, para a sociedade, nós travestis somos um grande e incompleto quebra-cabeça, porque, para podermos existir e sermos quem realmente somos, precisamos sempre recortar, colar e sobrepor uma série de camadas. Estamos sempre sobrepondo peças, tentando encaixar uma na outra”, explica a atriz Fábia Mirassos, que idealizou o espetáculo.

Fábia conta que conheceu o texto da dramaturga chilena na pandemia, quando participava, como atriz convidada, das lives do projeto “Histórias de Nossa América”, do Coletivo Labirinto, que investiga por meio de criações cênicas latino-americanas as relações dos sujeitos com o seu panorama social.

“Vendo esse texto e pensando que a Claudia deve ter só 10 anos a mais que eu, eu me identifiquei muito. Toda a história dela fez com que ela escrevesse essas palavras. E ela fala que isso é uma dramaturgia pobre, uma poesia travesti. Nossa realidade é igual em todos os lugares do mundo – e nada muda. Temos a ilusão de que o mundo está mudando e que existe uma conscientização social a respeito dos nossos corpos e de tudo que é considerado minoria. Mas continuamos morrendo nas ruas”, reflete Mirassos.

Com tom poético e delicado, a peça possibilita a construção de uma biografia travesti diferente daquelas que aparecem nos obituários dos jornais. Porque se trata de uma travesti escrevendo sua história enquanto vive. Ela recebe o público como se estivesse em sua casa, cozinha para os presentes e conversa com todos sobre sua vida, seus sentimentos e sua identidade.

“Acho que a denúncia não precisa ser gritada – muito pelo contrário. Vivemos em uma era de lacração, o que eu acho péssimo. Quanto mais a gente lacra, menos existe abertura para a conversa. Temos que parar de pensar só no nosso umbigo e começar a colocar na prática o que está no discurso. Só assim é possível criar essas fendas na sociedade machista. Não estou aqui para deixar ninguém desconfortável, mas para falar tudo o que eu tenho para falar. Quero colocar todo o ressentimento que tem dentro de mim com carinho, com todo o amor travesti. É trabalhar com a surpresa. Vamos fazer uma denúncia sem grito, para que as pessoas possam nos ouvir e comecem a conviver conosco com respeito”, esclarece a atriz.

E essa união de forças pela sobrevivência dos corpos trans é antecipada no próprio título da peça, que pode ser traduzido por “venham comigo”, “venham por mim”, “venham junto de mim”. “Eu acho que é meio isso, venham para perto de mim sem medo, podem me tocar e me ouvir sem medo. A grande questão levantada pela peça é o quanto nossa sociedade machista e patriarcal odeia as mulheres – tanto as cisgênero, como as trans e os homossexuais afeminados. Todos que se aproximam do feminino já parecem estar sujeitos à violência e à morte. Por isso, precisamos estar realmente juntos contra tudo isso – e não apenas no discurso nas redes sociais”, provoca Mirassos

“Para mim, a nossa sociedade é dividida em uma pirâmide em que o homem branco hétero está no topo e, a partir daí, é cada um que lute de acordo com seu privilégio. Eu, enquanto travesti, ainda que esteja abaixo de muita gente na pirâmide, estou no topo do meu privilégio, já que nunca tive de me prostituir, nunca vivi na rua, pude estudar e estou viva aos 44 anos. Mas eu sou uma exceção e isso é péssimo. Eu não quero ser a única, quero que outras travestis possam viver mais de 35 anos, que possam ter as mesmas oportunidades e conviver naturalmente com outras pessoas ditas ‘normais’ pela sociedade”, acrescenta a Fábia.

  • SERVIÇO 
    Vienen por mí, com Fábia Mirassos
  • Temporada: 28 de abril a 21 de maio, sextas e sábados, às 20h30, e domingos, às 18h30
  • Sesc Avenida Paulista – Estúdio 4º Andar – Avenida Paulista, 119, Bela Vista
  • Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (Meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência) e R$10,00 (Credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). Venda a partir de 18/4, às 12h, pelo Portal Sesc SP e nas bilheterias das unidades do Sesc SP a partir de 19/4. Limitado a 2 ingressos por pessoa
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 50 minutos
  • Capacidade: 20 lugares

Sobre o autor

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Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".


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