FAEP promove workshop de marketing e vendas para micro e pequenos empreendedores

Instituição oferecerá três dias de treinamento gratuito sobre técnicas de produção de vídeos para redes sociais, habilidades de comunicação, comportamento do consumidor e muito mais

Com um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento do comércio regional, as micro e pequenas empresas contribuem para a geração de empregos, o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das comunidades. No entanto, apesar de sua importância, elas enfrentam desafios significativos relacionados à falta de acesso ao crédito, falta de capacitação empresarial e a concorrência desleal com empresas maiores.

Diante de tudo isso, o marketing desempenha um papel crucial para o sucesso dos micro e pequenos empreendedores, ao ser responsável pela promoção da marca, conquista de clientes, aumento das vendas e sustentabilidade do negócio. Assim, com o intuito de auxiliar esses empreendedores na divulgação e venda de seus produtos e/ou serviços, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada na comunidade de Taipas, em São Paulo, promoverá, nos dias 10, 17 e 24 de junho, três workshops gratuitos sobre marketing e vendas.

No primeiro dia de treinamento (10/06), Danilo Águia, fundador do Portal Jaraguá e Portal Taipas, dará dicas sobre como aproveitar o poder dos vídeos para impulsionar as vendas e promover o próprio negócio nas redes sociais, utilizando apenas o celular. O palestrante compartilhará técnicas de gravação, edição e otimização de vídeos, além de estratégias eficazes para envolver o público-alvo e aumentar a conversão de vendas. “Será uma oportunidade para aprender a produzir conteúdos atrativos e de qualidade profissional, mesmo com recursos limitados, a fim de alcançar resultados surpreendentes”, afirma Danilo.

Já no dia 17/06, Diego Oliveira, professor de Gestão de Pessoas e Coach, abordará como a comunicação efetiva pode construir relacionamentos sólidos com os clientes, aumentar a confiança, superar objeções e influenciar positivamente as decisões de compra. Na ocasião, serão abordadas questões como linguagem corporal, escuta ativa, storytelling e técnicas de apresentação persuasiva, entre outras habilidades de comunicação que fazem a diferença nas atividades de vendas.

Para encerrar, no dia 24/06, Luís Shigueru, professor, consultor e gestor de vendas da FAEP, ressaltará as mudanças no comportamento do consumidor, a evolução do mercado e as novas demandas dos clientes, a fim de que os empreendedores possam se adaptar a essas transformações, oferecendo ideias e soluções criativas. “Muito mais do que apresentar um produto, considerando seu preço e qualidade, o profissional do setor de vendas deve conhecer a realidade desse cliente, se inteirar sobre seu estilo de vida, profissão, rotina, entre outras questões, e somente a partir daí, saberá qual o melhor item a oferecer”, diz o gestor.

Segundo Vânia Aparecida da Costa, diretora acadêmica da FAEP, o evento foi criado com o intuito de auxiliar, principalmente, empreendedores de Taipas, região periférica da zona noroeste de São Paulo, que se destaca por ser uma área composta por muitos comerciantes locais. “Por conta disso, a FAEP compreende sua responsabilidade social com a população do entorno e o contexto em que ela está inserida. Dessa forma, os workshops serão importantes para que os empreendedores locais possam se desenvolver tanto na área de Marketing quanto na de Vendas, a fim de alavancarem seu negócio.”

De acordo com dados do boletim do Mapa de Empresas, no Brasil, somente entre os meses de janeiro e abril de 2022, mais de 1,3 milhão de negócios de pequeno, médio e grande porte passou a operar. Dentre esse número, 79% são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 21% estão divididos entre pequenos e grandes empreendedores. No entanto, no mesmo período, 541 mil empresas fecharam as portas. Já um levantamento feito pelo Sebrae aponta que 29% das microempresas encerram suas operações após os cinco primeiros anos por falta de planejamento.

Para Vânia, esses dados mostram como muitas pessoas não conseguem dar continuidade ao próprio negócio. “Em muitos casos, isso ocorre porque os empreendedores não possuem o conhecimento técnico necessário para a administração de seu negócio e acabam atuando apenas de maneira experimental. Logo, a FAEP vem abrir possibilidades para que os empreendedores compreendam o quão importante são o marketing e as vendas, a fim de que possam se desenvolver e crescer, tornando seu negócio duradouro”, conclui.

As inscrições para os workshops podem ser feitas pelo Sympla e, para participar, basta levar 1 kg de alimentação nã perecível à instituição, no dia do evento, que será doado a organizações sociais.

Serviço:
Workshop de Marketing e Vendas da FAEP
Dias: 10, 17 e 24 de junho
Horário: das 10h às 12h
Local: FAEP: Rua Cordeiro da Silva, 143, Vila Nova Parada, São Paulo – SP

Programação:
10 de junho: Vídeos que vendem
Com Danilo Águia: fundador do Portal Jaraguá e Portal Taipas. Atua na área do Marketing desde 2006 e iniciou a carreira na produção de sites. Hoje atua em estratégias digitais para Micro e Pequenas Empresas.
Inscrição pelo Sympla

17 de junho: Comunicação X Vendas
Com Diego Oliveira: formado em Recursos humanos, Programação Neurolinguística, Psicodrama, Psicanálise. Coach, Professor de Gestão de Pessoas, Negócios e Empreendedorismo.
Inscrição pelo Sympla

24 de junho: Vamos vender diferente?
Com Luís Shigueru Kanamori: Bacharel em Administração de Empresas, com Ênfase em Análise de Sistemas, pela Faculdade Associada de São Paulo (FASP). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior (UNIDERP) e Licenciado em Educação Física (FAEP). Professor Universitário, palestrante e consultor empresarial. É conselheiro diretor na Associação Comercial de São Paulo, região Noroeste.
Inscrição pelo Sympla

Sobre o autor

+ posts

Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações