Evento em Caieiras revive o encanto dos bailes negros das décadas de 60 a 80

Evento em Caieiras revive o encanto dos bailes negros das décadas de 60 a 80

08/04/2022 0 Por Mariana Mascarenhas

Com o tema “A democracia me ensina a dançar e homenagear”, o primeiro Kizomba Caieiras Baile Nostalgia faz um resgate de momentos históricos para a juventude negra da época

No dia 6 de agosto, a partir das 18h, quem for ao Teatro Municipal de Caieiras, na Grande São Paulo, terá a oportunidade de voltar no tempo e reviver um período eletrizante, relevante e histórico para a juventude negra nas décadas de 1960 a 1980. Trata-se do primeiro Kizomba Caieiras Baile Nostalgia, cujo intuito é celebrar a cultura dos bailes negros ocorridos naquele período, por meio de um resgate da memória, identidade e magia dessas festas consideradas tão nostálgicas.

Na ocasião, o som dos bailes black e nostalgia e do rock (atual samba rock) vão agitar Caieiras.  Em São Paulo, inclusive, o baile black foi o grande sucesso das periferias paulistanas, na década de 70, e teve um papel fundamental para a autoestima dos jovens negros da época.

Com o tema“A democracia me ensina a dançar e homenagear”, o evento é organizado pelo produtor cultural Adilson Simões de Almeida, conhecido como Addilson 4P, e pela produtora Atairu Cultura e Multimídia, com aprovação do Proac municipal de Caieiras.

“Há muitos anos, eu desenvolvi esse projeto em São Paulo e, agora, resolvemos transformá-lo em um verdadeiro protesto musical, já que ele nos remete ao período da Black News (notícias voltadas para a comunidade negra) e da revista Bilboard, quando falávamos sobre cultura negra, manifestada pela grande massa por meio das músicas e bailes”, explica Addilson. Ele também conta que já fez parte de vários grupos de dança e que agora traz para Caieiras grandes músicas nostálgicas.

Para Tamires Santana, produtora cultural e fundadora da Atairu, o patrimônio imaterial da cultura negra e de suas lutas são um processo de reafirmação. “Esse evento permite que a população conheça mais sobre as contribuições dos povos negros para a sociedade e participe de debates atuais que visam à luta para tirá-los das margens sociais”, completa Santana.

Dentro da programação, a festividade terá a apresentação da Equipe de Dança Na Base Vem, Toninho Crespo e banda e a homenagem de 20 pessoas da região do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (CIMBAJU), que atuam no combate à desigualdade racial.

Portanto, o Primeiro Kizomba Caieiras Baile Nostalgia visa ser um momento único ao reunir, no mesmo espaço, aspectos fundamentais na formação da identidade negra. O termo kizomba, inclusive, se refere a um gênero musical oriundo de Angola, na década de 80, e está profundamente ligado à festa do povo negro que resistiu à escravidão. Seu estilo é marcado pela sensualidade e conexão corporal. A palavra deriva de outra terminologia angolana, kimbundo, cujo significado é festa.

A entrada para o evento é gratuita e, para participar, basta comparecer ao local no dia e horário marcados.

Sobre os organizadores:

Addilson 4P – Adilson Simões de Almeida, de nome artístico Addilson 4P, nasceu em 27 de outubro de 1960 na cidade de São Paulo. Morador de Caieiras desde 1984, município da Grande São Paulo; desde 1987, atua como produtor de eventos, diretor de palco e articulador, com foco na militância afro-brasileira. Formado em Administração pela Faculdade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes (1998), foi Secretário de Patrimônio Histórico e Produção de Eventos Culturais na cidade de Franco da Rocha de 2010 e 2012 e Assessor Afro da Secretaria Afro do Estado de São Paulo de 2000 a 2016. Também faz parte da equipe de execução do Carnaval em São Paulo e Corte Carnavalesca junto a UESP e, desde 2011, é membro do Conselho da Comunidade Negra de Caieiras.

Atairu Cultura e Multimídia: Atairu Cultura e Multimídia é uma companheira de viagem para o desenvolvimento de projetos autênticos nas áreas de comunicação, arte urbana, cultura e arte educação, tanto em projetos próprios quanto de parceiros. Seu objetivo é potencializar projetos que dialoguem com a cultura e saberes das periferia’s, proporcionando o fortalecimento do capital humano cultural e o desenvolvimento social e artístico de pessoas e territórios, sendo ponte para evidenciar identidades e lutas. A agência foi fundada em 2021 por Tamires Santana, co-autora de Tinta Loka Street Book, produtora cultural e jornalista formada na FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação (2011); design gráfico pela Saga – Jogos, Arte Digital, Design e VFX (2014), pós-graduação em Tutoria em Educação a Distância e Novas Tecnologias Educacionais pela FAEP – Faculdade de Educação Paulista (2021) e, recentemente, estudante de Pedagogia pela UNIVESP – Universidade do Estado de São Paulo e pós-graduação em Gestão e Design de Carnaval pela CENSUPEG.

Serviço:

Primeiro Kizomba Caieiras Baile Nostalgia

Quando: 6 de agosto, a partir das 18h

Onde: Teatro Municipal de Caieiras Maestro Sergio Valbusa: Av. Marcelino Bressiani, no 178, Serpa – Caieiras / SP

Quanto: Entrada gratuita