Press "Enter" to skip to content

ONG faz estudos nos manguezais da região e apresenta os primeiros resultados

A ONG  Ecologia em Movimento  (Ecomov) iniciou neste mês de novembro uma série de estudos nos manguezais da região para produzir informação técnica e ajudar na preservação. Cubatão, São vicente, Praia Grande e Itanhaém foram as primeiras a receberem os trabalhos, onde os resultados preliminares não são muito animadores.

O índice elaborado pela organização apontou poluição por plástico, principalmente em Cubatão e São Vicente, enquanto em Itanhaém o volume de resíduos por metro quadrado foi menor.

Os locais estudados foram: Portinho – na faixa de mangue do Rio Piaçabuçu (Praia Grande), margens do Rio Itanhaém (Itanhaém), manguezal do bairro Náutica III (São Vicente) e o Casqueiro (Cubatão).

A bióloga responsável pela pesquisa, Juliana Teixeira Gonçalves, ficou preocupada com a quantidade de lixos fragmentados, encontrados principalmente em Cubatão:

“Só em um ponto coletamos mais de 300 fragmentos de leve peso, mas que podem durar por mais de 100 anos no ambiente local. Os fragmentos de isopor acabam se dissolvendo e se misturando com vegetação e lama, impedindo a oxigenação e se tornando fonte de alimento para animais como caranguejos e peixes.”

-Juliana Teixeira Gonçalves

Biólogos, Amilton e Juliana, com estagiários da Unisa (Foto: Márcio Ribeiro)

Além do micro lixo, outros materiais diversos também foram encontrados, inclusive aqueles considerados perigosos,  como  seringas, lâmpadas fluorescentes, vidros e diversas embalagens de uso hospitalar. Em Itanhaém, até uma máquina de escrever foi encontrada em pleno manguezal.

A Ecomov atuou com uma equipe formada por nove técnicos e com estagiários, inclusive de uma universidade local. As próximas ações devem acontecer em 2021, nas cidades de São Sebastião, Peruíbe, Guarujá, Santos e Bertioga.

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Imagens: Márcio Ribeiro e Camila Gomes (Unisa – Divulgação Ecomov)

Contato: [email protected]

Todos os direitos reservados / Novembro de 2020

 

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.