Peruíbe ainda não homologou o título de Menor Praia do Mundo
Enquanto a atual detentora do título de menor praia do mundo recebe turistas o ano todo, de diversas partes do mundo, Peruíbe nada fez para homologar uma de suas praias, que possui medidas menores que a praia de Gulpyuru, Espanha.
O Guaraú, bairro onde ela está localizada, depende exclusivamente da temporada de verão para sobreviver ou de ações dos moradores que se esforçam para criar festejos ou campeonatos esportivos.
Até uma uma proposta foi apresentada ao Conselho de Turismo – o Contur e ficou decidido em reunião que a Prefeitura faria os esforços necessários para obter o título, até utilizando recursos próprios, caso necessário, mas parece que tudo caiu no esquecimento.
Entenda o caso, lendo a matéria abaixo:
O Livro dos Recordes pode estar errado ao afirmar que a menor praia do mundo é a praia espanhola de Gulpiyuri, na região das Astúrias.
De acordo com medições feitas pela reportagem, a menor praia do mundo é paulista e está localizada em Peruíbe.
Por ser tão pequena, ela passa um pouco despercebida pelos moradores e turistas que frequentam a cidade. Localizada ao lado da Praia do Guaraú, alguns a conhecem como Praia das Conchas e outros como Praia da Tatuíra.
Para chegar até lá, o visitante deve se dirigir até a cidade de Peruíbe e percorrer a Estrada do Guaraú, que cruza a Serra dos Itatins.
Chegando à praia, que dá nome a estrada, é preciso andar pelo Costão Rochoso por 20 minutos, até avistar a pequena faixa de areia banhado pela águas do mar.
É bom que o leitor saiba que a travessia no costão pode ser perigosa por conta de um tipo de limo que escorre da vegetação de encosta e também por algumas passagens íngremes.
Enquanto a praia espanhola possui 50 metros de comprimento, a praia brasileira é menor, pois não passa de 33.
A reportagem entrou em contato com o Livro dos Recordes – o GuinnesBook, mas ainda não obteve resposta.
Reportagem e foto: Márcio Ribeiro
Postagem: O Garoçá
Todos os direitos reservados – Outubro de 2016
Leia outras histórias
O Carnaval de Peruíbe está sem identidade e isto não é uma crítica!
Juréia abre inscrições para o Programa de Voluntariado
Artigo usina parte 3: Movimentos antiusina e a vigilância do DEOPS
7 anos: Relembre o emocionante registro do Gavião considerado extinto no sudeste brasileiro
Grupo Manema faz live neste sábado, 20/06, a partir das 20 horas
Peruíbe faz conferência do Turismo e escolhe novos representantes
Cuidado: O resfriado pode pegar você!
Estudo inédito no litoral paulista vai anilhar ave limícola
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."