Dupla de Peruíbe é Campeã Paulista de Futevôlei e recebe homenagens na Câmara Municipal
Disputado por mais de 50 duplas de todo o Estado de São Paulo e ainda uma paraguaia, Guilherme Ceneviva e Laelcio Mendes, ambos de Peruíbe, conquistaram o Campeonato Paulista de futevôlei 2017 e trouxeram para casa troféus, medalhas e brindes.
Apesar da categoria amadora, o campeonato é como se fosse o estadual, já que o nível considerado acima reúne atletas de todo o Brasil e também de outros países.
Na finalíssima, a dupla de Peruíbe derrotou Bidão e Thiago Camilo (piloto da Stock Car) que são acostumados com o local da competição e, por isso, são considerados atletas da casa. As dependências do Clube Riplay Sports estava lotada e o certame foi transmitido ao vivo para todo o país pela internet, divulgando o nome de Peruíbe para o mundo todo.
Hoje, a partir das 17 horas, os dois campeões vão receber uma Moção de Congratulações na Câmara Municipal de Peruíbe, pelo feito conquistado na capital paulista.
Confira o vídeo da final
Nesta matéria, O GAROÇÁ conversou com o Guilherme, que contou um pouco das dificuldades deste esporte e também dos planos para o futuro, confira:
Dificuldades
“Nossa principal dificuldade é encontrar um local para treinar, já que a areia da nossa praia é de terra batida, o que não é o ideal, e machuca a gente. Por conta disso, uma das opções que encontramos foi jogar na parte de cima, local que fica entre a Avenida da Praia e a mureta”.
Quiosqueiros
“Não imaginávamos encontrar problemas com os quiosqueiros, pois todas as vezes que a gente achava um local para jogar, os quiosqueiros tiravam a rede e queriam arrumar encrenca, por que consumimos pouco no local. Hoje, encontramos paz no quiosque 21. Compramos bola, rede e jogamos quase todo dia lá. Temos a intenção de montar duas redes, para ter espaço para os iniciantes e para quem tá jogando a mais tempo“.
Iluminação da praia
“Eu trabalho como todo mundo e por isso treino após o expediente. Agora, com a mudança do horário e com a falta de iluminação na praia, só consigo treinar aos finais de semana”.
Patrocínio
“Também não temos incentivo e nem patrocínio, pois as nossas idas e vindas para jogar o campeonato foram pagos com o dinheiro do nosso próprio bolso”.
Outros campeonatos
“Jogamos praticamente todos os campeonatos que acontecem na região, sempre levando o nome de Peruíbe. Existem etapas curtas e também aquelas que são realizadas por patrocinadores. Recentemente, fomos campeões em Itanhaém e eu fui campeão com outro parceiro em Peruíbe”.
Próximo paulista
“Ainda não tem data do próximo campeonato paulista, mas sabemos que vamos subir de categoria (talvez), o que vai aumentar ainda mais o nível de dificuldade”.
Projetos
“Temos alguns projetos em andamento. Queremos montar uma associação, temos a intenção de ter uma escolinha de futevôlei para a criançada e fazer um projeto social com o esporte”.
Convite
“Quero convidar todos que participam deste esporte a comparecerem hoje na Câmara Municipal. Sei que muitos já praticaram o esporte na cidade e temos que mostrar força e que o esporte não começou hoje. Quem puder, dá uma passadinha por lá”
O Garoçá agradece ao Guilherme pela entrevista e deseja sucesso aos campeões em todos os projetos e campeonatos que vierem a participar.
Reportagem: Márcio Ribeiro
Fotos: Divulgação
Todos os direitos reservados – Fevereiro de 2017
MTB: 0078407
Leia outras histórias
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."