Programação de março da #CulturaEmCasa presta homenagem às mulheres
Para celebrar o mês da mulher, a plataforma #CulturaEmCasa reuniu uma ampla programação para celebrar o público feminino. O show e o mini documentário “Alaíde Costa – a Dama da Canção” fazem parte das atrações, que reúne ainda originais da plataforma, espetáculos musicais, entrevistas, entre outros.
“Alaíde Costa – A dama da canção” foi gravado em 2022, no palco do Teatro Sérgio Cardoso. Durante os 75 minutos de show, Alaíde faz uma retrospectiva de sua carreira e canta grandes sucessos, como Retrato em Branco e Preto, Insensatez, A Noite e Onde Está Você?. Com produção de Claudia Santana e banda formada por José Gilberto Pires (piano), Fernando Antônio de Alvarenga (guitarra) e Vítor Carlos Alcântara (sax e flauta), o espetáculo será exibido no dia 18 de março a partir das 20h.
No mesmo dia, às 18h, entra em cartaz o mini documentário que leva o mesmo nome do show. Em oito minutos, a produção dirigida por Júlia Rizzo apresenta uma entrevista intimista de Alaíde Costa, realizada no palco do Teatro Sérgio Cardoso. Aos 87 anos, Alaíde é consagrada em shows nacionais e internacionais, com inúmeros prêmios e homenagens de expoentes da MPB.
A apresentação busca valorizar a cultura da música brasileira a partir do estilo único de Alaíde Costa, que sempre se manteve fiel à escolha do repertório, sem se importar com modismos e gêneros musicais que muitas gravadoras pretendiam que ela interpretasse.
O especial #CulturaEmCasa para o mês da mulher conta ainda com “O SHOW”, apresentação das artistas Zizi e Luíza Possi realizada no palco do Teatro Sérgio Cardoso no dia 8 de março e já disponível na plataforma.
Para falar do poder feminino, a cantora e compositora Ekena e a artista queer Lazúli, integrante da banda “Francisco, El Hombre”, fazem juntas um manifesto feminista com as duas vozes unidas pela primeira vez.
O “Mulheres do Bixiga”, documentário de Rubens Crispim Júnior, traz as histórias do bairro icônico paulista sob a ótica feminina, de italianas e quilombolas, formadoras da cultura muito particular do lugar. O documentário é um original da plataforma #CulturaEmCasa, que este ano promete lançar um pacote importante de títulos exclusivos.
A programação de março em celebração à mulher termina na terça-feira (31), com o show “Terra Mãe”, realizado a partir do primeiro álbum da cantora Carla Casarim. Lançado em 2019, em todas as plataformas digitais, o álbum mostra o lado compositora de Carla. Terra Mãe, realizado com recursos do ProAC (programa de fomento à cultura do governo do estado de São Paulo), mostra a cantora em busca de conexão com o público a partir da síntese do Brasil, miscigenado em cultura e ritmos: samba-canção, baião, maracatu, bossa-nova, bolero, valsa, choro e samba-rock.
A #CulturaEmCasa, uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte, é a maior plataforma de streaming cultural da América Latina com aplicativos disponíveis na GoogleStore e na AppleStore gratuitamente. Com cerca de cinco mil conteúdos e quase oito milhões de visualizações, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos de lançamento no próximo dia 20 de abril.
Ao longo de sua história, reuniu um acervo com mais de cinco mil conteúdos, de 13 linguagens – “Cinema”, “Circo”, “Conteúdos Acessíveis” “Cultura Popular”, “Dança”, “Gastronomia”, “Humor”, “Infantil”, “Literatura”, “Museus”, “Música”, “Ópera” e “Teatro”. Para conferir todo o conteúdo da #CulturaEmCasa, clique aqui.
Leia outras histórias
Exposição nos convida a ver o diferente na simplicidade do cotidiano
Curso gratuito de formação de liderança e de emancipação feminina ocorre em Francisco Morato
Saiba tudo o que vai rolar no 2º "Sarau Sem Censura", dia 12, em Peruíbe
Show Sonzando na Natureza leva música e brincadeiras para as bibliotecas públicas de SP
Império Romano na Paulista
Globo de Ouro 2021
Nova série da #CulturaEmCasa faz um tour por 25 museus de SP
Erika Theodoro: uma atriz que se redescobriu na pintura em tela
Sobre o autor
Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".