Exposição nos convida a ver o diferente na simplicidade do cotidiano

Com fotografias da artista Cacaw Santos, mostra Refúgio Instintivo estreia dia 14 de outubro em São Paulo

Um copo sobre a mesa, uma flor em um jardim, uma gota d´água no ar: imagens simples que, muitas vezes, passariam despercebidas sob nossos olhares ganham uma percepção única e vivaz nos registros fotográficos da jovem artista Cacaw Santos. Sem nenhum equipamento ultramoderno, ela utiliza apenas a câmera de seu celular para registrar aquilo que muitos olhos não veem, revelando seu olhar profundo e perspicaz, capaz de extrair a essência do que é registrado.

Arte urbana, objetos, elementos da natureza, paisagens e muito mais fazem parte dos registros de Cacaw que, agora, poderão ser conferidos na exposição Refúgio Instintivo, em cartaz no Tendal da Lapa, em São Paulo, a partir do dia 14 de outubro. Sob a curadoria do artista urbano Bonga Mac e da galerista Ceres Macedo, a mostra nos convida a ver singularidade na simplicidade, a partir do olhar da artista. “Seu jeito natural de registrar o que vê parece congelar o tempo em um único clique, pelo qual ela consegue extrair toda a doçura daquilo que é fotografado”, afirma Bonga.

O artista urbano vê nos trabalhos de Cacaw uma plasticidade única, resultante de um olhar simples da jovem para o cotidiano, dotada de uma qualidade artística pura, que se originou do próprio interesse e descoberta da artista a respeito do universo da fotografia. “As pessoas que comparecerem à mostra serão presenteadas com os cliques inovadores de Cacaw. É a simplicidade se tornando algo novo e interessante para ser observado”, completa Bonga.

Já para Ceres Macedo, um dos pontos altos da exposição é apresentar o olhar despretensioso de Cacaw em sua maneira de fotografar. “Sem nenhuma técnica ou pretensão, ela proporciona novos olhares para a natureza, objetos comuns, paisagens, enfim, tudo aquilo que é fotografado. Independente de suas razões para fotografar, a artista nos transmite uma leveza em seus registros, que revelam o seu instinto. Por isso o nome da mostra”, destaca.

Imagens: Cacaw Santos

Moradora na zona norte de São Paulo, Cacaw conta que sua paixão pela fotografia começou na infância. Alguns anos depois, ao comprar um celular com câmera, ela começou a fazer város registros por onde andava.  O trajeto de sua casa para a faculdade (ela cursou Tecnologia em Eventos na Uninove) e vice-versa já se transformava em um verdadeiro “mural de inspirações” para os seus cliques.

Além da fotografia, Cacaw também atua no universo da arte urbana e já expôs alguns de seus trabalhos, juntamente com outros artistas, em mostras. Refúgio Instintivo, no entanto, é sua primeira exposição solo. “Eu estou bem ansiosa e feliz, ao mesmo tempo, pela oportunidade e pelo reconhecimento do meu trabalho. Acredito que a mostra surpreenderá a todos, tanto quem não me conhece, quanto quem já viu minhas fotografias em telas digitais e, agora, terá uma visão diferenciada na exposição”, ressalta Cacaw, que é graduada em Tecnologia e Eventos e, atualmente, atua como assistente de Biblioteca no Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha.

Serviço:

Mostra Refúgio Instintivo

Abertura: 14/10/22, a partir das 19h.

Temporada: 15/10 a 15/11/22

Horário: terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 15h; aos domingos de acordo com a programação (veja horários de funcionamento em @cctendaldalapa)

Local: Tendal da Lapa: Rua Guaicurus, 1100, Água Branca, São Paulo (SP)

Sobre o autor

+ posts

Mestra em Ciências Humanas. Jornalista. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Comunicação Empresarial.
Assessora de Comunicação. Blogueira de Cultura e de Mídias.
Sou apaixonada por programas culturais – principalmente cinema, teatro e exposição – e adoro analisar filmes, peças e mostras que vejo (já assisti a mais de 150 espetáculos teatrais). Também adoro ler e me informar sobre assuntos ligados às mídias de modo geral e produzir conteúdos a respeito.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações