Foto Mariana Mascarenhas 

No dicionário são os órgãos externos da visão e vão muito além de tal definição, pois, os olhos não somente nos permitem ver as imagens e palavras, como podem revelar muito de nossa vida. É, justamente, a profundidade trazida num olhar que a exposição O que os Olhos Veem, atualmente em cartaz no Conjunto Nacional, apresenta até o dia 2 de dezembro de 2019.

Com exibição de 20 obras pictóricas do renomado artista plástico Geraldo Lacerdine – que já expôs trabalhos no Brasil e no exterior -, as peças retratam pessoas de diferentes etnias, idades, gêneros, principalmente mulheres, as quais exibem olhares distintos, que nos conectam com o interior de cada um. São olhares que riem, que choram, que sonham, que amam, entre inúmeros outros, e que nos levam a enxergar o outro em sua totalidade, com suas dores e alegrias, em tempos de tanta intolerância e indiferença ao próximo.

 

Fotos Mariana Mascarenhas (clique para ampliar)

E como é possível ver tantas expressões num único gesto? Na observação de cada personagem retratado pelo artista. Cada obra está acompanhada de frases escritas pelo Doutor em Letras, André Araújo, que aprofunda essa viagem pelo mundo dos personagens cuja conexão com o público se dá pelo olhar.

Assim, palavra e imagem se mesclam de modo poético numa combinação artística que comprova como esses dois elementos não caminham dissociados, mas entrelaçados, moldando e condicionando nossa forma de ver o mundo.

Há também um terceiro elemento fundamental para que os dois primeiros atinjam seus objetivos: o leitor. Na mostra O que os Olhos Veem, é o encontro do olhar do público com os olhares retratados, baseado na formação sociopsicológica de cada um, que dará sentido às obras. Por isso, convidamos todos a ver de perto, no Conjunto Nacional, e fazer sua própria leitura de uma exposição que nos mostra, por meio dos personagens, como os olhos podem ser a porta de entrada para o mundo e como nosso olhar deve se despir de preconceitos para enxergar o outro em sua essência, praticando a empatia.

Serviço:

Exposição O que os Olhos Veem

Onde: Conjunto Nacional: Av. Paulista, 2073, Consolação, São Paulo (SP). Tel: 3179-0000

Quando: segunda a sábado, das 6h às 22h, e domingo, das 10h às 22h

Quanto: Grátis

Até 2 de dezembro de 2019

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.