Circuito de brincadeiras traz o clima da praia para as bibliotecas públicas de SP

Circuito de brincadeiras traz o clima da praia para as bibliotecas públicas de SP

12/05/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

Até o dia 11 de dezembro, as crianças que frequentarem algumas bibliotecas públicas de São Paulo terão a oportunidade de desbravar os sete mares como piratas, imaginar que são baleias e golfinhos e muito mais. Tudo isso graças a espaços brincantes que vêm unindo os encantos da praia com o universo de histórias literárias por meio do projeto Praia Literária com showzinho, desenvolvido pelo Movimento Vem Brincar.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Bibliotecas de São Paulo, o projeto tem o intuito de estimular a leitura de crianças na primeira idade. “A intervenção Praia Literária ocupa locais com um circuito de brincadeiras de verão, incluindo piscina de bolinhas, bolinha de sabão, túnel, cesta de livros, contação de histórias e muitas outras atividades para divertir a criançada”, ressalta Fabiana Lima dos Santos, articuladora, produtora cultural e gestora do Movimento Vem Brincar.

Criado em 2010, o movimento surgiu com a proposta de possibilitar espaços brincantes nos mais variados ambientes para que mães e pais possam construir atividades junto com os seus filhos. “Por meio do Movimento Cultural nas Periferias, o grupo realiza cirandas em encontros territoriais com a proposta de sempre incluir as mulheres e seus filhos nos espaços de debate cultural e político”, afirma Fabiana.

Ela ainda destaca que o Vem Brincar busca ressignificar os espaços públicos e possibilitar o pertencimento e a usufruição por meio da sociedade civil. “Nós já atuamos em diversas ocupações culturais como creches, CEI’S (Centros de Educação Infantil) e EMEI’S (Escolas Municipais de Educação Infantil), junto aos artistas educadores e brincantes que fortalecem a proposta do movimento”, conclui.

Confira a programação completa a seguir:

 

06.12 | 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Av. Celso Garcia, 4142 – Tatuapé – São Paulo

 

07.12 | 10h – Biblioteca Pedro Nava

Av. Eng. Caetano Álvares, 5903 – Mandaqui, São Paulo

 

08.12 | 10h – Biblioteca Affonso Taunay

Rua Taquari, 549 – Mooca – São Paulo

 

09.12 | 10h – Biblioteca Ricardo Ramos

Pça Centenário de Vila Prudente, 25 – Vila Prudente – São Paulo

 

10.12 | 10h – Biblioteca Cora Coralina

R. Otelo Augusto Ribeiro, 113 – Guaianases – São Paulo

 

11.12 | 10h – Biblioteca Monteiro Lobato

Rua Gen. Jardim, 485 – Vila Buarque – São Paulo

 

Mais informações:

@vembrincaracuria

https://www.facebook.com/VemBrincarCacuria/