Caieiras é contemplada com programa do Governo de SP para grafitar Eco-Parque do município

10/01/2021 0 Por Mariana Mascarenhas

Nesse fim de semana, dias 02 e 03 de outubro, o Eco Parque de Caieiras vai receber intervenções artísticas da ação “Expresso Turístico Caieiras”, projeto contemplado pelo programa estadual Arte Urbana SP.

Os artistas Bonga Mac, Bárbara Goy, Minhau, Joks, Xyrox, Mimpi, Sanoli e Dario Gordon serão os responsáveis em compor um mural de arte urbana que vai retratar pontos turísticos de Caieiras e homenagear os(as) brigadistas envolvidos(as) no combate ao incêndio ocorrido no Parque Juquery, localizado no município de Franco da Rocha, divisa com Caieiras, os quais compartilham do mesmo bioma.

Região metropolitana de São Paulo, Caieiras é referência no apoio a projetos voltados à arte urbana. Em 2018, realizou o Festival Internacional de Graffiti, sob curadoria da Bonga Produções, reunindo mais de cinquenta artistas nacionais e internacionais no evento, aprovou com unanimidade no mesmo ano, na Câmara Municipal, o projeto de lei n° 024/2018 que incentiva e regulariza o uso do espaço público pela arte urbana e incluiu o graffiti e outras formas de arte urbana no calendário oficial de eventos de Caieiras como os Murais de Arte Urbana Caieiras, com edições realizadas nos bairros Jardim Esperança e Jardim Marcelino, no Velódromo Municipal e no Centro Esportivo João Odoni.

A ação deste fim de semana foi a primeira de dez projetos selecionados pelo programa voltado para o poder público municipal do estado de São Paulo, realizado pelo Governo de São Paulo o qual fomenta e une estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte.

Co-realizado pela Prefeitura Municipal de Caieiras, junto à Secretaria de Ação Cultural e Turismo do Município de Caieiras e curadoria de Bonga Produções, produtora sediada no município, o encontro “Expresso Turístico Caieiras” dialoga com a cultura de rua, as identidades locais e oferece à população uma galeria de arte a céu aberto no Eco-Parque.

Serviço
Datas do encontro: sáb 02/10 e dom 03/10/2021
Horário: 8:00 às 18:00
Local: Eco Parque Caieiras – R. Luiz Celso Berti, 179

Cartaz / texto: @tamisanoli