Pianista Amilton Godoy completa 82 anos e recebe homenagens

Para celebrar o Dia da Música Clássica, a #CulturaEmCasa, maior plataforma cultural de streaming grátis do país, apresenta uma programação especial que reúne shows e dois documentários que comemoram os 80 anos de Amilton Godoy, pianista, diretor, referência no jazz e na música instrumental brasileira e mundial.

Amilton é natural de Bauru, interior de São Paulo, integrou o Zimbro Trio, grupo com o qual fundou o CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), e se apresentou ao lado de expoentes da música brasileira, como Elis Regina, Jair Rodrigues e Wilson Simonal. Sua carreira é marcada por diversos prêmios no Brasil e no mundo. Amilton realizou shows em mais de 45 países e tem um legado para a música mundial em cerca de 45 álbuns gravados.  Em 2023, o artista completa 82 anos.

Em 2 de março, dia do aniversário de Amilton, a #CulturaEmCasa apresentou o documentário “Amilton Godoy 80 anos”, que traz o show de lançamento do disco homônimo do músico. A obra conta com depoimentos dos integrantes da banda e de familiares.

Logo depois, foi a vez de ir ao ar “Amilton Godoy Show 80 anos”. Na ocasião, o pianista sobe ao palco do icônico Teatro Sérgio Cardoso para comemorar seus 80 anos de idade. Com um vigor físico de fazer inveja, o músico apresenta seu novo álbum, “Amilton Godoy – 80 Anos”, que conta um pouco de sua história, na companhia de Gabriel Grossi, considerado um dos maiores harmonicistas do mundo e um dos instrumentistas mais importantes da música brasileira.

No  dia 5 de março, a partir de 18h, o #CulturaEmCasa leva ao ar o mini-doc Villa-Lobos Popular” com Amilton Godoy e Gabriel Grossi e às 21h também em cartaz o show “Villa-Lobos Popular”, no qual o pianista Amilton e  Grossi se reencontram no palco para celebrar os 10 anos de trabalho. No repertório, faixas gravadas no álbum de 2012, acrescidas de obras de outros compositores brasileiros, herdeiros musicais de Villa-Lobos ou diretamente influenciados por ele. O show busca destacar e celebrar um recorte especial na trajetória da música popular brasileira. Tanto o documentário sobre a vida e a obra de Amilton Godoy, quanto o mini-doc sobre a apresentação que celebra a carreira de Villa-Lobos, contam com a direção de Rubens Crispim Jr.

Além dessas obras, a plataforma conta em seu acervo com outras apresentações de Amilton Godoy e artistas ligados à música clássica. Para quem é fã de MPB, Godoy preparou uma apresentação especial em homenagem a Milton Nascimento, Tom Jobim, Chico Buarque, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Gilberto Gil , entre outros. Em outra ocasião, Amilton homenageia compositores como Bach, Chopin, Albéniz, Ravel, Debussy, Gershwin e Villa-Lobos.

#CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, com gestão da Amigos da Arte. Para acompanhar toda a programação, basta acessar gratuitamente a plataforma #CulturaEmCasa pelo site https://culturaemcasa.com.br/ ou pelo aplicativo #CulturaEmCasa, disponível em IOS e Android.

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.

#CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.

Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente,  já foi acessada 7,7  milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.

A ferramenta reúne também conteúdo do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Sobre o autor

Website | + posts

Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações