Pauta: Como fazer? Para que serve?
Pauta, no meio jornalístico, é nome dado a uma proposta de matéria ou reportagem
É sempre bom fazer o planejamento de atividades complexas. O engenheiro elabora sua planta baixa, o desenhista rabisca seu esboço, o cozinheiro tem suas receitas, o jornalista tem a pauta. É por meio dela que o repórter define o tema, traça um encaminhamento – e consequentemente a melhor forma de realizar a apuração –, define as fontes, propõe perguntas e estabelece critérios para a matéria.Uma boa pauta precisa conter a indicação de tudo isso.
- É preciso, no entanto, analisar se a pauta tem:
- Importância para o público alvo do jornal;
- Informações novas, que ainda não sejam de conhecimento público;
- Relevância maior do que os outros assuntos propostos para aquela mesma edição.
Vejamos um exemplo:
Data: 15/04/2019
Redator: J. Fagner
Editoria: Cidades
Tema: Buraco na rua XPTO está atrapalhando o trânsito
Histórico: Um buraco no asfalto da rua XPTO está atrapalhando. Os comerciantes da região estão se sentindo prejudicados. Dizem que as vendas diminuíram 30 % desde que o buraco surgiu. Os motoristas estão sendo obrigados a fazer outro caminho porque é impossível passar de carro. Alguns moradores reclamam dos riscos para seus parentes idosos que transitam a pé. Uma cadeirante, moradora daquela rua, mal está conseguindo sair de casa. Quando chove o buraco vira uma pequena lagoa.
Encaminhamento: Faremos a cobertura de como os moradores e comerciantes da região estão enfrentando o problema. De que forma aquele buraco atrapalha a vida na vizinhança? Quais são os principais riscos causados pela ruptura do asfalto?
Questões que precisam ser respondidas na matéria:
- – Há quanto tempo aquele buraco existe?
- – A prefeitura já foi avisada?
- – O buraco representa risco de fato para idosos e veículos?
- – O vereador do bairro já tem previsão para quando o problema será sanado?
Fontes:
Seu Manuel Alves da Silva
Dono da padaria do bairro, localizada bem em frente ao buraco. Seu Manuel é dono daquele estabelecimento há mais de 10 anos. Tem reclamado da diminuição de sua clientela, segundo ele, graças ao buraco em frente à sua padoca.
Dona Henriqueta Santos
Senhora de 72, cadeirante e moradora daquela rua há 34 anos.
Orlando Republicano
Vereador eleito pelo bairro. Deveria ser o responsável por ouvir a comunidade e resolver esse tipo de coisa.
Rafael Peloponeso
Urbanista e engenheiro civil. Pode tecer uma análise sobre a estrutura do problema.
******
Esse é só um modelo muito simplificado. É possível encontrar versões muito mais bem elaboradas pela internet. A ideia é traçar um roteiro a seguir, ter algumas fontes definidas para começar a apuração – o que não impede que outras fontes sejam incluídas ao longo do desenvolvimento da matéria –, entender o foco que será dado e definir algumas perguntas que devem ser respondidas pela pesquisa. É importante que a reportagem traga respostas, além das rotineiras denúncias.
Observe que o assunto é relevante para aquela comunidade no entorno do buraco, a pauta trás a proposta de conversar com o vereador para buscar uma previsão de quando o problema será resolvido e, dependendo das outras propostas de pauta apresentadas para aquela edição, esse tema pode terminar em matéria ou ser descartado.
É importante destacar que a pauta exige certa apuração prévia. Temos que analisar quem estará disposto a falar (fontes), qual o histórico daquele assunto, se outros veículos de comunicação já deram a notícia. Antes dessa primeira apuração poderemos trazer uma sugestão temática, a qual chamamos de pré-pauta. Ela serve para levantar hipóteses, mas dificilmente será aceita pelo seu editor antes de um breve levantamento de informações.
José Fagner Alves Santos
Leia outras histórias
Relendo Memórias Póstumas de Brás Cubas
Protestos na Avenida Paulista contra morte de PMs
'O Jornal' ('Novine'): a indesejável conquista do último bastião do jornalismo
Exposição da Tarsila do Amaral vai até o dia 28 de julho
UMA TABULETA PROTOCUNEIFORME
Um especial Legião Urbana
Sem Twitter e muito bem
Em busca de fama e fortuna
Sobre o autor
José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP), formado em Letras. Mestre em Educação, Doutor em Literatura. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Publica sempre às segundas aqui no Editoria Livre e apresenta o podcast que é publicado às quartas. Colabora com o Portal Café Brasil.