Os desafios da educação nacional
Tenho plena consciência do quanto meu discurso a respeito da situação educacional no Brasil pode ser apocalíptico. Em tempos de disputa eleitoral, é comum ouvir análises superficiais de soluções utópicas. Eu, obviamente, não tenho tanto cacife assim para tratar de certos assuntos. Minha análise é muito pessoal, decorrente da minha observação do mundo ao meu redor. Meu universo é bastante limitado, portanto, minha análise é bastante limitada. Os alunos da minha namorada costumam colocar fogo nas cortinas da sala de aula; os meus – num centro universitário público – recusam-se a realizar as atividades, chegam atrasados e saem mais cedo. Mostram-se agressivos a qualquer posicionamento meu.
E é para ajudar no aprofundamento dessa questão que compartilho uma palestra da Viviane Mosé, realizada no Instituto CPFL para o projeto Café Filosófico. Alguns podem alegar que ela é apenas uma intelectual do main stream. Tudo bem, não vou discutir. No entanto, peço que assistam primeiro à palestra. Vamos discutir posteriormente as ideias expostas.
Foquemos nos argumentos.
Voltaremos a falar sobre esse assunto.
José Fagner Alves Santos
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Sobre o autor
José Fagner Alves Santos é jornalista (MTB 0074945/SP), formado em Letras. Mestre em Educação, Doutor em Literatura. Fã de Ernest Hemingway, Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson, John Hersey e Eliane Brum. Faz um arremedo de jornalismo literário. Publica sempre às segundas aqui no Editoria Livre e apresenta o podcast que é publicado às quartas. Colabora com o Portal Café Brasil.