Opinião: O natal na praia e a política do pão e circo – sem o pão

Antes de desejar um feliz natal a todos…

É inegável que o Natal na Praia, realizado pela Prefeitura de Peruíbe, é um sucesso e isso já foi dito no  “Artigo: Uma Análise do Natal na praia de Peruíbe”, feita em 2018 (leia aqui).

O sucesso é tanto que Santos, que se auto intitula como referência para a região, imitou Peruíbe.

No artigo, é falado da mudança do tipo de turista que pode visitar a cidade e também da mobilização feita para o evento. A valorização de uma data até então sem atrativos também foi pontuada.

E a resenha estava certa, pois assim foi de lá até o presente ano…

O Natal na Praia em Peruíbe  é um sucesso e  beira um desfile carnavalesco, no bom sentido, cujo tema é o natal. A comunidade se uniu para fazer o desfile acontecer, muitos deles se doando e de forma voluntária, semelhante, em parte, como acontece nas escolas de samba.

Não há como negar a entrega de cada um dos participantes e O Garoçá parabeniza todos  –TODOS – que fizeram o desfile acontecer e medir o resultado positivo é possível ao olhar a satisfação daqueles que assistiram o espetáculo.

Mas, como diz a música, a gente não quer só diversão e arte e, sim, comida e saída para qualquer parte.

Como falar para o trabalhador da cidade que viu a passagem subir em toda a entrada de ano da atual administração municipal (leia aqui) que no dia do evento -que a prefeitura tenta promover- o transporte será gratuito?

Poderia ela ajudar a promover também o sustento dos diversos trabalhadores que pagaram pelo aumento da tarifa do ônibus o ano todo, com uma política de mobilidade urbana mais eficaz?

Como falar para os moradores do fundão da Luciano de Bona, do Jardim Veneza, Ruínas, Zona Rural e Guaraú, entre outros, que o ônibus vai ser gratuito, sendo que são poucas as opções de horários oferecidas para eles, tanto é que já se habituaram em utilizar o transporte de aplicativo para ir e vir, pagando mais caro por eles, inclusive ?

Bendito é o lugar onde passam as vans…

Quem aí viu, em pleno ápice da magia do natal, muito bem proporcionada pelo desfile, os muitos pedintes espalhados pelas marginais da apoteose?

Quantas mamães com crianças de colo pedindo um trocado para matar a fome?

Você viu?

Você soube da história daquela pessoa? Ela tirou fotos do desfile, da sua filha e de tudo, achando tudo bonito, mas um bandido veio e carregou o seu celular quando já ia embora, levando os preciosos registros…

Pensa no desespero?

E da outra que estava com a família animada, mas perdeu o desfile por que o pneu do seu carro estourou em um dos muitos buracos que estão espalhados pelas ruas da periferia de Peruíbe. O carro ficou lá parado enquanto foram embora,  pois o local não era servido de iluminação pública e, por isso, não acharam seguro para fazer a troca. Caminharam por um quilometro para o ponto  mais perto, esperaram o ônibus por uma hora e meia e as crianças foram tristes por não verem o simpático Papai Noel…E olha que não era um local muito longe assim e não se tratava de um bairro novo.

Pensa na tristeza?

Triste, porém verdadeiro…

É preciso fazer eventos como esse, mas é preciso também olhar para os lados.

Há uma política de valorização e promoção do turismo municipal ou o Natal na Praia é suficiente?

Os bairros estão abandonados e isso é um fato, e se alguém da prefeitura quiser ver é só fazer uma visitinha nos extremos da cidade.

A cidade não pode sofrer mais enchentes sem qualquer ação do executivo municipal! O verão está aí…

Peruíbe não é só entre a Padre Anchieta, a praia e o lado de lá da Serra. A cidade não é mais assim. A cidade cresceu e tem muita gente precisando dos serviços da prefeitura na cidade pós-linha que alguns fingem não existir, tentam ignorar ou ainda querem até que acabe. Mas esses locais existem e estão lá, carentes de ajuda e precisando serem vistos.

Peruíbe não é como alguns idealizam ou como querem enxergar.

E…

Não adianta o natal na praia juntar uma multidão se ele não nascer também em seu coração…

Que o espírito natalino envolva o coração dos nossos políticos e que eles governem também para os mais necessitados e não só para os amigos ou amigos dos amigos.

Que o espírito natalino floresça em todas as pessoas e traga um 2023 mais solidário, de paz e alegria.

No mais, tudo vai bem.

O natal na praia vai bem…

A reurbanização da orla vai bem…

O novo Parque Turístico vai bem…

A avenida da praia vai bem…

A praia vai bem…

Nossos políticos estão muito bem…

Desejos a você, morador da área nobre ou não, um Feliz natal e um próspero ano novo.

Texto e Criação: Márcio Ribeiro

Imagem: Divulgação 2018

Contato: [email protected]

 

Trata-se de um artigo de opinião.

Leia também:

Prefeitura de Peruíbe reajusta a tarifa do transporte público que sobe para R$ 3,70

Artigo: Uma análise do “Natal na Praia” de Peruíbe

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


One Reply to “Opinião: O natal na praia e a política do pão e circo – sem o pão”

  1. Maria Jose Medeiros

    Eu não sai de casa p ver esse carnaval! Longe de ser Natal. Nem na árvore havia qq coisa q lembrasse o Natal. Um urso gigante? Seria representando o menino Jesus? Um urso? Q carnaval! As Únicas q lembravam Jesus alí: a Igreja q está lá há 60 anos ou mais e o humilde presépio q a Igreja colocou. Agora temos carnaval no Dezembro de Natal….triste.muito triste. Eu me recuso a comparecer e disputar lugar p ver palhaçadas q nada tem a ver com NATAL. PODERIAM TER FEITO UM
    GRANDE TEATRO DO NASCIMENTO DE CRISTO P MOSTRAR ÀS CRIANÇAS O VERDADE SOBRE O SIMBOLISMO DO NATAL. PERDERAM GRANDE OPORTUNIDADE DE EVANGELIZAR…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações