Enquanto as outras cidades da Baixada Santista concentram esforços para o réveillon e shows de janeiro, Peruíbe sai na frente ao organizar o “Natal na Praia”, evento voltado para a a família que pode mudar o fluxo do movimento no Centro e também o perfil dos turistas que frequentam o município.

Sai na frente por que a data que antecede o natal costuma ser morna na região e o fato de ser a única a tentar valorizar a data, pode fazer com que alguns turistas prefiram a cidade como destino.

Logo no primeiro dia da Parada de Natal, a região central ficou lotada. Havia desfile, muitas crianças, dança, alegria, além de dois carros enfeitados: um deles com a presença do Papai Noel.

Ao longo das avenidas Domingos da Costa Grimaldi e Padre Anchieta, uma multidão tomou conta das calçadas. Muitas mães acompanhavam os filhos além, é claro, dos turistas.

Talvez este seja um detalhe a ser considerado: Muita gente protagonizou a festa, fora os funcionários da prefeitura, o que levou dezenas de parentes, simpatizantes e convidados para o local do festejo.

Alunos da Escola Livre de Música tocaram canções natalinas em frente a Igreja Matriz, o que acrescentou em muito, positivamente. A inclusão de artistas locais para se apresentarem na praça também vem agradando moradores e turistas. Parece que tudo foi pensado nos mínimos detalhes.

Valorizar o natal e as festividades na Praça Matriz pode mudar o perfil do turista que frequenta a cidade e incentivar as famílias a saírem das suas casas, fato já demonstrado no carnaval deste ano, também  já elogiado neste espaço.

Por outro lado, a orla da praia, local onde historicamente concentra o fluxo das pessoas que saem a noite a procura de diversão, estava vazio e abandonado. É curioso ver alguns comércios abandonados ou fechados na Avenida Beira-mar, perto do prédio redondo, teoricamente, o local mais nobre de Peruíbe

Apesar de uma festa bonita, é bom que se registre também a falta de iluminação nas outras ruas da cidade e a ausência de enfeites, ao menos na Padre Anchieta, onde já ficou inteiramente decorada, em outros anos.

Colocaram uma pequena árvore de garrafa pet com pisca-pisca quase debaixo do viaduto principal, na entrada da cidade. Quem sabe uma iluminação no portal e na torre de TV do Bairro dos Prados também cairia bem?

A impressão que fica é que quando se tem  vontade, o poder público consegue fazer as coisas. Basta querer mais do que isso.

A parada de natal acontece ainda no dias 21 e 22, a partir das 20 horas. Já a programação do Natal na Praia prossegue com a Vila de Noel, árvore de Natal e presépio. A visita ao papai Noel pode ser feita todas as noites, das 19 às 22 horas, com exceção do dia 24, véspera do Natal, quando estará das 14 às 18 horas. Estão previstas também as apresentações de grupos musicais e dança  todos os dias, até 6 de janeiro.

Texto e Autoria: Márcio Ribeiro*

Imagens: Prefeitura de Peruíbe e Lelo

Contato: ogaroca@bol.com.br

*Márcio Ribeiro é Jornalista (Unisantos), Técnico em Turismo ( ETEC Centro Paula Souza), Técnico em Lazer e Recreação (Senac), Monitor Ambiental (Instituto Florestal) e Caiçara.

 

 

.