(Evenus regalis): Linda e rara borboleta é fotografada pela 1ª vez em Peruíbe
Uma rara e linda borboleta foi fotografada na zona rural de Peruíbe/SP, neste mês de março. Trata-se da cobiçada “Evenus regalis“, borboleta da família Lycaenidae, que se alimenta exclusivamente de néctar e pode ser encontrada desde o México até o sul do Brasil.
Na ocasião da fotografia, ela estava em um pé de Aroeira (Schinus terebinthifolius) e só foi avistada por que o autor contava as diferentes espécies de abelhas que foram atraídas pela florada da espécie, quando percebeu algo diferente entre as folhas.
No começou, pensou que era uma lagarta ou uma folha seca. Depois, mesmo com poucos movimentos da borboleta, pode perceber que se tratava de um tímido lepidóptero de vôos curtos e boa camuflagem.
Alguns especialistas consultados contaram que ainda não tiveram a sorte de encontrar esta espécie em seus caminhos, mesmo com horas de procura. Outros entraram em contato para realizar o Butterfly watching (observação de borboletas) na zona rural da cidade.
O biólogo, Bruno Lima, disse que o desenho nas asas serve para proteger a cabeça da borboleta, caso ela venha a ser atacada por um pássaro. Como esteve recentemente no México, Lima contou uma curiosidade a respeito da árvore onde estava pousada a “evenus“. Disse que a Aroeira foi levada do Brasil para o estado da Flórida e se espalhou de tal forma que é considerada uma praga naquele local.
De acordo com o apurado e com as pesquisas realizadas, foi o primeiro registro documentado para Peruíbe.
Veja a sequência de fotos:
Reportagem e Pesquisa: Márcio Ribeiro
Fotos: Márcio Ribeiro
Colaboração: Bruno Lima / Priscila Tomás
Fonte Consultada: História Natural das borboletas do Vale do Rio Quilombo, Santos 2010 (Ronaldo Bastos Francini)
Todos os direitos reservados
Você também pode gostar de:
Borboleta transparente é fotografada na Zona Rural de Peruíbe
Linda borboleta e de difícil visualização é fotografada na Zona rural de Peruíbe
Leia outras histórias
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."
Ela posou em mim hoje. Ficou um bom tempo, pude filmar e fotografar. Realmente linda. Cabo Frio/rj