Litoral Norte faz barreiras sanitárias contra o Covid-19 neste feriadão
Preocupados com as aglomerações que podem acontecer por conta do feriado, as cidades do Litoral Norte se organizaram para tentar proteger os seus turistas e moradores e evitar assim o avanço e a disseminação da Covid-19.
O turista que for passear por lá, vai enfrentar barreiras sanitárias, já que três cidades (Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela) pediram ajuda do governo estadual para ampliar as frentes de fiscalização.
Em Caraguatatuba, onde a expectativa é de que entre 70% e 80% dos hotéis e pousadas da cidade estejam ocupados , os quiosques da cidade vão funcionar com redução de mesas e seguirão protocolos definidos pela prefeitura, como uso de máscara e álcool gel. Haverá também reforço da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e da vigilância sanitária.
Em São Sebastião, a prefeitura organiza barreiras desde a manhã desta sexta nos bairros que fazem divisa com Caraguatatuba e Bertioga, norte e sul, respectivamente. Os turistas e moradores terão a temperatura corporal medida pelas equipes e responderão breve questionário, além de serem monitorados e orientados sobre possíveis sintomas. Os pneus dos veículos serão desinfetados.
Em Ilhabela, a prefeitura faz desde a manhã desta sexta uma força-tarefa com Polícia Militar e vigilância sanitária. Os turistas serão recebidos por equipes na balsa e terão que assinar um termo de ciência com as regras e normas para evitar a disseminação do coronavírus. Entre as regras, estão algumas específicas de determinados segmentos, como a do ecoturismo, que define que todos os passeios tenham guia e no máximo seis pessoas por grupo. É necessário agendamento. A sinalização para uso de máscara e fiscalização serão reforçadas.
Em Ubatuba, a prefeitura não vai realizar barreiras sanitárias. Diferente das outras três, a cidade não pediu reforço do estado para montar barreiras, mas solicitou ajuda com reforço de policiais.
Baixada Santista
400 agentes vão participar da operação especial na orla das cidades durante o fim de semana prolongado, incluindo um esquadrão do Regime da Cavalaria, um pelotão das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), do 2º Batalhão de Choque e de dois helicópteros Águia.
Organização: Márcio Ribeiro, com informações do G1
Postagem: O Garoçá/Editoria Livre
Imagem: Reprodução Ecovias
Fonte: G1 e G1 Vale do Paraíba e Região
Contato: [email protected]
Leia outras histórias
Crônica: Como eu soube que duas adolescentes votaram no Bolsonaro
Poema: "Nostalgia", de Tássia Souza
EMEI Vilza Alves Sodré realiza a 12ª Mostra Cultural no Caraminguava
100 dias de gestão Laryssa Dias: entre números, promessas e uma pergunta no ar
Programa "Olhar TVT", da Grande SP, mostra a luta contra a termoelétrica de Peruíbe
Fotos: Após o temporal, roupas aparecem em meio ao lixo na Praia do Costão
Neste sábado: Peruíbe recebe a exposição: "Memórias e vivências indígenas e africanas"
Livro sobre Itanhaém poderá ser baixado gratuitamente até o dia 10 de outubro
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."