A esquerda voltou ao seu posto de sempre!

Por: Eduardo Afonso*

A esquerda voltou ao seu posto de sempre!

De ter que batalhar muito pra ganhar eleições. De ter que de fato travar uma árdua e inglória luta contra a direita e seu conglomerado de burgueses e veículos de mídia.

Não há nada de novo debaixo do sol.

Já foi muito fácil, na época em que o PT ganhava eleição atrás de eleição, mas esse período foi a grande exceção, jamais a regra.

O Brasil sempre foi governado por quem tem grana, pelos ricos e pelos burgueses.

O povo nunca participou do poder, a não ser quando se viu diretamente representando por um de seus (Lula) na presidência. E, mesmo assim, tal representação veio com amarras e com limitações diversas, sempre impostas pela burguesia.

Agora, voltamos pra onde sempre estivemos. Voltamos a ter que amassar barro e já não é mais cômodo ser de esquerda.

Não temos que abaixar a cabeça, porém, temos que compreender que é essa a luta.

Que quando escolhemos o caminho da esquerda, esse vai ser mesmo um caminho árduo. Que a gente tem que ter consciência e estar preparado pra isso.

Perder é parte da caminhada mais do que vencer.

E o caminho, amigos, é o trabalho de formiguinha. O trabalho de base. É se reconectar com as periferias há alguns anos afastadas pela própria esquerda e por nossa arrogância vaidosa…

Precisamos nos reorganizar e, principalmente, ter humildade de reconhecer que retrocedemos e que precisaremos uns dos outros pra voltar a avançar.

Criação e autoria: Eduardo Afonso*

*Eduardo Afonso foi candidato a vereador em Peruíbe pelo PT e não foi eleito. Obteve 118 votos

Imagem: OpenClipart – Vectors, por Pixabay

Observação: Este texto é de responsabilidade do autor e pode não refletir a opinião do Editoria Livre, O Garoçá ou demais colunistas

Contato: [email protected]

Todos os direitos reservados / Dezembro de 2020

Márcio Ribeiro

Sou Jornalista, Guia de Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e Guia de Birdwatching. Sou um caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou um dos fundadores do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para O Garoçá, Editoria Livre e para a Revista Editoria Livre.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.