A esquerda voltou ao seu posto de sempre!
Por: Eduardo Afonso*
A esquerda voltou ao seu posto de sempre!
De ter que batalhar muito pra ganhar eleições. De ter que de fato travar uma árdua e inglória luta contra a direita e seu conglomerado de burgueses e veículos de mídia.
Não há nada de novo debaixo do sol.
Já foi muito fácil, na época em que o PT ganhava eleição atrás de eleição, mas esse período foi a grande exceção, jamais a regra.
O Brasil sempre foi governado por quem tem grana, pelos ricos e pelos burgueses.
O povo nunca participou do poder, a não ser quando se viu diretamente representando por um de seus (Lula) na presidência. E, mesmo assim, tal representação veio com amarras e com limitações diversas, sempre impostas pela burguesia.
Agora, voltamos pra onde sempre estivemos. Voltamos a ter que amassar barro e já não é mais cômodo ser de esquerda.
Não temos que abaixar a cabeça, porém, temos que compreender que é essa a luta.
Que quando escolhemos o caminho da esquerda, esse vai ser mesmo um caminho árduo. Que a gente tem que ter consciência e estar preparado pra isso.
Perder é parte da caminhada mais do que vencer.
E o caminho, amigos, é o trabalho de formiguinha. O trabalho de base. É se reconectar com as periferias há alguns anos afastadas pela própria esquerda e por nossa arrogância vaidosa…
Precisamos nos reorganizar e, principalmente, ter humildade de reconhecer que retrocedemos e que precisaremos uns dos outros pra voltar a avançar.
Criação e autoria: Eduardo Afonso*
*Eduardo Afonso foi candidato a vereador em Peruíbe pelo PT e não foi eleito. Obteve 118 votos
Imagem: OpenClipart – Vectors, por Pixabay
Observação: Este texto é de responsabilidade do autor e pode não refletir a opinião do Editoria Livre, O Garoçá ou demais colunistas
Contato: [email protected]
Todos os direitos reservados / Dezembro de 2020