No último dia 03 de abril (quarta-feira) estive na Escola Estadual Jacques Maritain para conversar com os alunos do 9º ano sobre jornalismo. Fui convidado pela professora Andreia Borges de Godoi Drska (saúde!) e pela professora Luana Aguiar Werneck. A professora Andreia idealizou o projeto de um jornal feito pelos alunos e para os alunos. Mas a proposta vai além dos muros da escola. Os temas que serão desenvolvidos abrangem todo o entorno da instituição, nas imediações da comunidade de Heliópolis.

A proposta é falar de assuntos que os grandes jornais não têm interesse. Um veículo de comunicação voltado para aquela comunidade específica.

Nem preciso dizer o quanto gostei da ideia. As crianças se mostraram muito empolgadas e já tivemos um segundo encontro depois disso. Fui encarregado de ajudar na produção desse mensário, que terá versão física e digital.

Como o meu tempo com as crianças é um tanto limitado, resolvi produzir um material didático para auxiliar nesse processo. Serão pequenos artigos, em linguagem muito simples, explicando questões sobre pautas, matéria, reportagem, diário, fontes, arquivos, checagem, lead e o que mais for necessário.

Para facilitar o acesso, os artigos serão disponibilizados aqui no blog, todas as terças-feiras, ao meio dia. Se esse material puder servir para outros grupos com projetos semelhantes, ficarei muito feliz.

Minha sugestão foi a de que produzíssemos esse jornal no formato de fanzine – que já é uma mídia consagrada no universo underground –, porque isso daria às crianças a percepção de controle. Afinal, qualquer um pode produzir uma publicação nesses moldes, basta aprender a fazer. A professora Andreia sugeriu que usássemos também alguma plataforma digital. Além de possibilitar a utilização de conteúdo multimídia, facilitaríamos o acesso ao material produzido, já que o impresso possui a limitação dos custos de impressão e distribuição.

Sinto-me novamente como no período de produção do extinto Várias Variáveis. A proposta das duas professoras é ambiciosa, mas, por isso mesmo, pode dar frutos bem interessantes.

Sempre que houver novidades divulgarei por aqui. Enquanto isso, peço que você acompanhe as publicações sobre o labor jornalístico. Sempre às terças-feiras, ao meio dia. Ajude-nos a divulgar esse projeto, ele pode servir de inspiração para outras pessoas.

 

José Fagner Alves Santos

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.