Comunidades Caiçaras se reúnem no Guaraú para discutir plataforma criada em parceria com o MPF
Por: Walkíria Tércia
No sábado (29/07), o Bairro do Guaraú foi palco para o encontro das Comunidades Caiçaras de Peruíbe e Iguape, com o objetivo de divulgar a Plataforma Territórios Tradicionais e discutir a Salvaguarda do Fandango Caiçara. Na ocasião, também estiveram presentes representantes do IPHAN (Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional): Danilo Nunes, superintendente, e o técnico, Marcos Monteiro Rabelo.
O evento foi organizado pela Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC) e contou com apoio e parceria da União dos Moradores da Juréia, Associação dos jovens da Juréia e Associação da Barra do Una.
Adriana Lima, anfitriã e representante caiçara no Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, apresentou a Plataforma criada em parceria com o MPF com o objetivo de georeferenciar os territórios tradicionais a partir das demandas dos povos e comunidades para apoiar a defesa dos territórios, modos de vida, história, cultura e muito mais.
Num segundo momento do evento, Dauro Marcos do Prado, conduziu uma roda de Conversa sobre a Salvaguardada do Fandango Caiçara, onde trouxe o histórico da criação do Museu Vivo do Fandango e a importância da Salvaguardada para manter a cultura, dividindo a fala com os mestres Fandangueiros Ciro Xavier Martins, Cleiton do Prado Carneiro e Maurício Lima Alves.
Danilo Nunes (IPHAN), em sua fala, trouxe a divulgação de novos recursos que serão disponibilizados através de editais do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI). Além disso, assumiu compromisso pessoal, além do institucional, com a comunidade Caiçara presente, durante a sua gestão.
Logo após o encontro, os fandangueiros de plantão se apresentaram no Inverno Quente Guaraú e, após, todos participaram de um fandango até o sol raiar, em um território caiçara da comunidade.
SAIBA MAIS:
Plataforma dos territórios tradicionais:
https://territoriostradicionais.mpf.mp.br/#/inicial
Portal Iphan:
Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais:
https://www.gov.br/participamaisbrasil/cnpct
Projeto Território Vivo:
https://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr6/territorios-vivos
Museu Vivo do Fandango:
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/938/
Programa Nacional do Patrimônio Imaterial:
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/761/
Texto: Walkíria Tércia
Imagens: CNCTC
Postagem: Márcio Ribeiro / O Garoçá / Editoria Livre
Contato: [email protected]
Percorrendo as praias da região
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."