Entenda os motivos que levaram à diminuição dos horários dos ônibus municipais de Peruíbe

A Prefeitura de Peruíbe reduziu o horário de algumas linhas que circulam na cidade e a ação prejudicou muitos usuários do transporte público municipal. Diversos trabalhadores e estudantes foram desservidos com a redução dos horários e uma das linhas afetadas é a que liga o Centro ao Barra do Una.

Por lá, a diminuição do horário do ônibus, em um local bem isolado, onde só existiam 4 linhas, prejudicou muito a comunidade.

Veja o que disse uma moradora da Barra do Una e, em seguida, duas do Guaraú, outro local prejudicado:

“Achamos um absurdo essa mudança, pois prejudicou crianças, já que os professores vinham para a comunidade exatamente na linha que foi retirada. Alguns moradores precisam desse horário para ir para a cidade fazer as suas compras e ir ao médico, mas agora eles têm que ir às 4h45 e voltar às 12h40 e, se perderem, a única e última opção é o das 18h30.

– Fernanda Monteiro do Prado Tereza Marques – Moradora 

A representante da União dos moradores da Jureia (UMJ) e da coordenação nacional das comunidades tradicionais caiçaras, Adriana Lima, caiçara, moradora do Guaraú e usuária do transporte coletivo em questão, diz que é um descaso da atual gestão e  que foi surpreendida com a diminuição do horário do ônibus.
O Guaraú é um bairro que está a 6 km de  Peruíbe e tem períodos em que ficamos por mais de 3, 4, até 5 horas sem ônibus. Depois do horário 18h30 (Barra do Una), que passa pelo Guaraú, só tem horário as 23h15. 
Quero denunciar as autoridades competentes a violação de direitos humanos que sofremos! Que esse retrocesso de horários impacta diretamente nas nossas vidas. Quando temos que ficar na cidade esperando, temos que gastar para se alimentar, muitas vezes sem ter condições.  Para ir à uma consulta, muitas vezes pensamos em desistir, pois muitas vezes não dá tempo de voltar, com isso perdemos consultas, exames e procedimentos rotineiros. Corremos o risco de perder emprego devido os atrasos constantes. Atrapalha horários de aula, cursos e outra atividades dos moradores.
Mesmo sendo uma região de grande importância turística para a cidade toda, é tratada com descaso e negligência.  Muitas pessoas estão sendo obrigadas a ir morar na cidade, devido a falta de condições básica de acessibilidade, pessoas com histórico secular na região.”

-Adriana Lima

Uma estudante do noturno da E.E. Prof. Ottoniel Junqueira também se sente prejudicada e disse que sente falta do ônibus que ia para o Guaraú perto das 9 da noite, que foi retirado. Ela conta que usava este horário para ir embora pra casa mais cedo quando era dispensada ou quando precisava chegar antes por algum motivo pessoal:
“Agora, tenho que ficar até as 23h15 em um ponto sem segurança esperando o ônibus para voltar para casa, mesmo quando eu saio antes, mesmo quando eu estou doente ou passo mal, não tenho a opção de chegar em casa no horário que eu preciso. Penso até em parar de estudar pela falta mínima de condições”
-Cintia Prado

Além do Barra do Una e Guaraú, outras linhas também sofreram alterações prejudicando moradores, estudantes, turistas e principalmente os mais pobres.

A reportagem procurou a prefeitura de Peruíbe e perguntou:

P- O que aconteceu para a diminuição dos horários dos ônibus?

R: “A Prefeitura firmou um contrato em 2015, anteriormente à nossa gestão, com a empresa Jundiá. Este contrato tem vigência por 10 anos. O projeto licitado obriga a Prefeitura a arcar com subsídio. Em razão do déficit de arrecadação e a contenção de despesas estabelecida em julho, houve a necessidade de diminuição de custos. Por isso a reorganização das linhas.”

P- Por que a prefeitura permitiu mais esse golpe dado aos mais pobres de Peruíbe?


R: “Não se trata de golpe, mas sim de equilíbrio do contrato, de manutenção dos serviços e não endividamento do Município.”

P- A prefeitura vai fazer algo para reverter essa situação em favor dos menos favorecidos ou é uma administração que só governa para os mais ricos?

R: “Nossa gestão é a que mais tem feito para os bairros periféricos na história de Peruíbe. Bairros como Estância dos Eucaliptos e Nova Peruíbe não tinham nenhuma rua pavimentada e hoje praticamente todo o bairro recebe investimentos. Acontece o mesmo no São José, Três Marias, Parque do Trevo, Caraguava, Caraminguava, Santa Isabel, Parque D’Áville, Vila Erminda e Guaraú. Estamos levando o saneamento básico para a macrorregião da Vila Erminda, gerando saúde e qualidade de vida para os moradores. Todas as ruas asfaltadas do bairro serão recapeadas. Dos 13 postos de saúde, 10 receberam ou estão recebendo reformas e ampliações. Das 40 escolas municipais, 20 foram ou estão sendo reformadas. Reformamos a Casa da Mulher e colocamos a Maternidade para funcionar. Vamos reformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ainda esse ano. Estamos construindo o novo Ambulatório de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (AMFFITO). Peruíbe não tinha ambulâncias quando assumimos a gestão, hoje são mais de 10. Retomamos o projeto da Bolsa Banda e temos atualmente 38 jovens dos bairros recebendo para estudar música. Implantamos o programa Mais Oportunidades e 120 pessoas que estavam desempregadas recebem hoje uma bolsa para se capacitarem. Estes são apenas alguns dos investimentos que temos feito e que demonstram muito bem que nosso governo governa para todos. Quanto a reverter a situação, estamos em negociação com a empresa vencedora da licitação. Uma das linhas da Barra do Una, inclusive, já retornou nesta segunda-feira (21).”
Vale lembrar que a administração atual tem anunciado o aumento das tarifas do transporte público em quase todo o início do ano.
Veja aqui trecho de uma reportagem publicada em 2020:
 “Para quem não lembra, no primeiro ano de governo atual, a tarifa do transporte subiu de R$ 2,50 para R$ 2,90, em 2017. Em 2018, a tarifa subiu de R$ 2,90 para R$ 3,30, enquanto em 2019 foi de R$ 3,30 para R$ 3,50, chegando a R$ 3,70 neste ano. Será que vem mais aumento por aí, caso o prefeito seja reeleito?”
– O Garoçá, em 10/02/2020
Matéria do aumento em 2018:
Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro
Foto: Divulgação Prefeitura e Fórum de Moradores pela Serra do Guaraú
Percorrendo as praias da região

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


One Reply to “Entenda os motivos que levaram à diminuição dos horários dos ônibus municipais de Peruíbe”

  1. Paulo Batista

    Boa matéria, coloca claramente o antagonismo de classes… Enquanto a população (classe dominada), denuncia o desmando da gestão eleita, o gestor (claro representante da classe dominante)tenta capitalizar o debate, se apresenta como um fazedor, um obreiro, um verdadeiro herói ungido!!! Hehehe!!! O cara foi eleito para o exercício da administração do bem “público”, o que ele administra é o que foi arrecadado em impostos pago por quem produz riqueza… A finalidade dessa grana é a prestação de serviço social, um deles, “o direito de ir e vir”, garantido por lei constitucional. Trinta, ou mais anos (sabe lá eu!) e a mesma prática idealista. De terra-planista ao liberalismo violento, a distância é somente o tempo de arrumar novamente as urnas. Aristotelico, o gestor, não percebe a diferença entre as ferramentas que esse modo de produção utiliza… Inchada, cavalo, ou escravo, todos só temos, para ele, a função de construção de riqueza para o exercício do valor de troca.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações