Doc. Histórico: Prisioneiro alemão tenta fugir, mas é capturado em Peruíbe, em1946

Um tripulante do navio alemão “Winduck”, aprisionado no Brasil durante a segunda guerra, foi preso em Peruíbe, em 1946, quando tentava  fugir para a Argentina.

A narração é  do Jornal de Notícias, que conta que o navio  aportou no Brasil disfarçado de nacionalidade japonesa. A sua tripulação, depois de desembarcada, foi remetida para São Paulo, onde ficou detida até o fim da conflagração mundial.

Entre os muitos alemães que foram postos em liberdade, estava Rewinck Krun, que foi  residir em uma pensão em São Vicente.

Disposto a abandonar o país, por não gostar nem um pouco do Brasil, Rewinck obteve provisões que bastassem para uma viagem até a Argentina,  roubou uma pequena embarcação de passeio movida a motor e se dirigiu para o país vizinho, local onde pretendia fixar residência.

Não demorou muito e proprietário da embarcação constatou o roubo. A vítima não comunicou o caso à polícia, mas contratou um estivador para desvendar o misterioso roubo do seu barco. Esse estivador, viajando a bordo de uma outra embarcação, conseguiu localizar o barco roubado fundeado na praia de Peruíbe, onde prendeu Renwinck, levando-o para Santos.

Entregue à polícia Marítima, o ex-tripulante do “Winduck” foi escoltado, encaminhado para a delegacia de Ordem Politica e Social da capital e respondeu ao  inquérito instaurado.

 

Pesquisa: Fábio Ribeiro*

*Professor de História da Rede Pública e Mestre em História Social pela FFLCH/USP

Postagem: Márcio Ribeiro

Fonte e Imagem: Jornal de Notícias**

**Jornal de Notícias, São Paulo, 22 de junho de 1946

Contato: [email protected]

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações