Biólogo de Peruíbe recebe prêmio no XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, no RS
O Biólogo, Mestre em Ecologia e Doutorando em Ciências e Tecnologia Ambiental, Tiago Ribeiro, morador e caiçara de Peruíbe, foi premiado no XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia de 2022, realizado em Gramado/RS.
O resumo apresentado por ele no evento é intitulado “Capturas não reportadas marinhas e estuarinas na Reserva de Desenvolvimento de Barra do Una, Peruíbe/SP”. A pesquisa buscou estudar a composição da Ictiofauna não reportadas na RDS-BU, que trata os descartes da pesca comercial e as capturas da pesca amadora.
Nascido em Peruíbe, morador da Barra do Una e professor da rede estadual de ensino, Tiago Ribeiro ficou bastante feliz e surpreso com a conquista:
“Ser honrado em um avento como o EBI – Encontro Brasileiro de Ictiologia, onde reúne os melhores Pesquisadores do Brasil e Pesquisadores vindo de outras partes do mundo é gratificante, não tenho palavras para descrever a sensação de um momento como esse. Dedico o prêmio para os pescadores da RDS Barra do Una, por toda luta que viveram e ainda vivem para manter a tradição da pesca artesanal e conquista de seu território!”
-Tiago Ribeiro
Agora, de volta para casa, ele pretende terminar a sua tese de doutorado e publicar um trabalho honrado no evento. Aproveitou para agradecer a FAPESP (pela bolsa concedida), ao Doutor Acácio Ribeiro Gomes Tomás (Instituto de pesca, Santos/SP e coordenador do projeto “Capturas não reportadas marinhas e estuarinas no Estado de São Paulo), Doutor Domingos Garrone (Unesp Registro) e aos Pescadores da RDS-BU. Agradeceu também a CAPES (pela bolsa concedida de Doutorado e Universidade Santa Cecilia) e ao Projeto Valoriza Pesca (Instituto de Pesca, Santos SP, onde desenvolve a sua Tese de Doutorado).
Reuniões como as que ocorreram no Centro de Eventos do Hotel Wish Serrano, em Gramado/RS, são importantes para disseminar o conhecimento cientifico e a conservação de peixes de todo o Brasil e o lema do evento deste ano foi “Conectando conhecimentos para transformar a sociedade.”
O próximo evento está previsto para acontecer na cidade de Palmas/TO, em 2025.
Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro
Foto: Arquivo pessoal / Redes sociais
Contato: [email protected]
Todos os direitos reservados / Outubro de 2022
Leia outras histórias
Prefeitura inicia obra, mas larga a Avenida João Abel cheia de buracos
Rússia proíbe atividades das Testemunhas de Jeová
Moradores reclamam: Ruas do Guaraú estão em petição de miséria
Mamógrafo entregue em fevereiro nunca foi utilizado pela Prefeitura de Peruíbe
Parte Final: Confira o relato da aventura inédita rumo ao pico mais alto da Serra dos Itatins
Governo de SP manda demolir moradias de caiçaras tradicionais na Juréia
Peruíbe está entre as 10 mais violentas do estado, aponta estudo
Casa da Mulher vai custar 1,6 milhão ao município e reforma deve ser entregue em 12 meses
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."
Parabéns Tiago pelos trabalhos que tem desenvolvido na Barra do Una e pelo prêmio no Encontro Brasileiro de Ictiologia.
Parabéns 👏👏👏👏
Parabéns Márcio , você é um excelente profissional e pessoa também! Sucesso sempre meu amigo!🙏