Biólogo de Peruíbe recebe prêmio no XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, no RS

O Biólogo, Mestre em Ecologia e Doutorando em Ciências e Tecnologia Ambiental, Tiago Ribeiro, morador e caiçara de Peruíbe, foi premiado no XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia de 2022, realizado em Gramado/RS.

O resumo apresentado por ele no evento é intitulado “Capturas não reportadas marinhas e estuarinas na Reserva de Desenvolvimento de Barra do Una, Peruíbe/SP”. A pesquisa buscou estudar a composição da Ictiofauna não reportadas na RDS-BU, que trata os descartes da pesca comercial e as capturas da pesca amadora.

Nascido em Peruíbe, morador da Barra do Una e professor da rede estadual de ensino, Tiago Ribeiro ficou bastante feliz e surpreso com a conquista:

“Ser honrado em um avento como o EBI – Encontro Brasileiro de Ictiologia, onde reúne os melhores Pesquisadores do Brasil e Pesquisadores vindo de outras partes do mundo é gratificante, não tenho palavras para descrever a sensação de um momento como esse. Dedico o prêmio para os pescadores da RDS Barra do Una, por toda luta que viveram e ainda vivem para manter a tradição da pesca artesanal e conquista de seu território!”

-Tiago Ribeiro

Agora, de volta para casa, ele pretende terminar a sua tese de doutorado e publicar um trabalho honrado no evento. Aproveitou para agradecer a FAPESP (pela bolsa concedida), ao Doutor Acácio Ribeiro Gomes Tomás (Instituto de pesca, Santos/SP e coordenador do projeto “Capturas não reportadas marinhas e estuarinas no Estado de São Paulo),  Doutor Domingos Garrone (Unesp Registro) e aos Pescadores da RDS-BU. Agradeceu também a CAPES  (pela bolsa concedida de Doutorado e Universidade Santa Cecilia) e ao Projeto Valoriza Pesca (Instituto de Pesca, Santos SP, onde desenvolve a sua Tese de Doutorado).

Reuniões como as que ocorreram no Centro de Eventos do Hotel Wish Serrano, em Gramado/RS, são importantes para disseminar o conhecimento cientifico e a conservação de peixes de todo o Brasil e o lema do evento deste ano foi “Conectando conhecimentos para transformar a sociedade.”

O próximo evento está previsto para acontecer na cidade de Palmas/TO, em 2025.

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Foto: Arquivo pessoal / Redes sociais

Contato: [email protected]

Todos os direitos reservados / Outubro de 2022

Sobre o autor

 | Website

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


3 Replies to “Biólogo de Peruíbe recebe prêmio no XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, no RS”

  1. Claudio de Moura

    Parabéns Tiago pelos trabalhos que tem desenvolvido na Barra do Una e pelo prêmio no Encontro Brasileiro de Ictiologia.

  2. Andre

    Parabéns Márcio , você é um excelente profissional e pessoa também! Sucesso sempre meu amigo!🙏

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações