PETER BURKE na SBPC: reflexões sobre a democracia e a ignorância
Peter Burke foi um dos autores com os quais dialoguei ao escrever a obra “Uma década de PROSA”. Suas produções possuem relevância inquestionável para a historiografia mundial.
Professor emérito da Universidade de Cambridge, Peter Burke proferiu palestra no Centro Maria Antonia, na USP. Rememorou, assim, o dia sombrio que, em 1964, afetava as vidas brasileiras. Ao discorrer sobre “Conhecimento democrático e ignorância democrática”, o intelectual não se limitou às reflexões sobre o passado. Disse do que afeta o planeta no tempo presente. Como colocado na introdução a transmissão de sua palestra, no YouTube:
“Peter Burke nasceu em 1937 em Stanmore, no Reino Unido. Recebeu seu título de doutor pela Universidade de Oxford (1962), foi professor de História das Ideias na Escola de Estudos Europeus da Universidade de Sussex, e desde 1979 leciona na Universidade de Cambridge. Foi professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA – USP), entre 1994 e 1995, onde desenvolveu o projeto de pesquisa chamado “Duas Crises de Consciência Histórica”.
Como um historiador das ideias, Burke não deixou de fazer pensar sobre o modo como a formação foi colocada em condição marginal, nos tempos repressivos. A ameaça do pensamento crítico, levou os que por ele sempre se sentiram condenados, a abominação a quem o utilizava. Escritor da obra “Repensando os Trópicos: um retrato do intelectual Gilberto Freyre”, não deixou de lembrar a adesão do autor de “Casa-Grande & Senzala” ao regime de 1964, ao tempo que destacou a relevância deste para se pensar o Brasil e as ideias nele predominantes. Em uma de suas colocações, o professor Peter destacou, que como regimes opostos:
“[…] para funcionar, as democracias dependem do conhecimento de seus cidadãos, enquanto os ditadores dependem da ignorância do povo”
O conhecimento é, portanto, a mais eficiente forma de reagir a opressão. É algo que também pode nos levar ao exílio. Pergunto aos leitores dessa matéria: estamos em uma democracia? Para pensarmos melhor sobre essas e outras questões, os convido a assistir a palestra.
Leia outras histórias
Encontros com o velho Graça: imersa em VIDAS SECAS
Fundação Florestal emite nota a respeito do avanço do mar em bairro da cidade do litoral
Paixão de Cristo segundo o Sudário de Turim
Raça Escassa
Tutankamon em São Paulo
Pensando Queer
Dinas Miguel: a arte como reflexo da Consciência Negra e Transformação Social
Um professor e a sua trajetória de conquistas e resistência
Sobre o autor
É Pedagoga, Mestra em Educação e autora da obra "Uma década de PROSA". Busca desenvolver, por meio desta coluna, reflexões majoritariamente autobiográficas sobre as condições de vida das pessoas de origem interiorana, especificamente do interior de Alagoas. Escreve, comumente, crônicas e artigos de opinião, mas também utiliza-se da linguagem poética, quando pertinente à temática destacada.