Linda borboleta e de difícil visualização é fotografada na Zona rural de Peruíbe

Uma linda borboleta e difícil de ser encontrada foi fotografada na zona rural de Peruíbe/SP, no começo deste mês de abril. Trata-se da “Arcas imperialis”, borboleta da família Lycaenidae, que se alimenta exclusivamente de néctar e pode ser encontrada, provavelmente, desde o México até o sul do Brasil.

Na ocasião das fotografias, ela estava em um pé de Aroeira (Schinus terebinthifolius) e foi encontrada pelos biólogos Bruno Lima e Karina Avila. Curiosamente, há exatos dois anos, a borboleta Evenus regalis” foi encontrada praticamente no mesmo local e época, mostrando que uma atenção maior deve ser dada à florada da Aroeira, caso alguém queira encontrar estes bichos.

Vale ressaltar que a “Arcas imperialis” realiza poucos movimentos, vôos curtos e boa camuflagem. Muitos  especialistas ainda não tiveram a sorte de encontrar esta espécie em seus caminhos, mesmo com horas de procura.

O biólogo, Bruno Lima, disse que o desenho nas asas serve para proteger a cabeça da borboleta, caso ela venha a ser atacada por um pássaro. Interessados podem contratá-lo para tentar ver esses e outros bichos, pelo telefone: (13) 99198-3892. Outras pessoas na cidade também realizam o butterflywatching.

De acordo com o apurado e com as pesquisas realizadas, foram os primeiros registros documentados para Peruíbe.

Veja a sequência de fotos 

Reportagem e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Fotos e Vídeos: Márcio Ribeiro

Colaboração: Bruno Lima / Karina Avila

Equipamento: Nikon coolpix L110

Fonte Consultada: História Natural das borboletas do Vale do Rio Quilombo, Santos 2010 (Ronaldo Bastos Francini)

[email protected]

Veja outros anexos

(Evenus regalis): Linda e rara borboleta é fotografada pela 1ª vez em Peruíbe

Borboleta transparente é fotografada na Zona Rural de Peruíbe

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


2 Replies to “Linda borboleta e de difícil visualização é fotografada na Zona rural de Peruíbe”

  1. Luis Eduardo Bragança

    Encontrei uma em Bertioga na ilha tenho fotos dela e foi no mesmo ano gostaria muito de compartilhar minhas fotos caso você queira

  2. Luis Eduardo Bragança

    Tenho fotos de uma em Bertioga na ilha que tirei em 2016 gostaria muito de compartilhar minhas fotos e conversar sobre a espécie

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações