Uma linda borboleta e difícil de ser encontrada foi fotografada na zona rural de Peruíbe/SP, no começo deste mês de abril. Trata-se da “Arcas imperialis”, borboleta da família Lycaenidae, que se alimenta exclusivamente de néctar e pode ser encontrada, provavelmente, desde o México até o sul do Brasil.

Na ocasião das fotografias, ela estava em um pé de Aroeira (Schinus terebinthifolius) e foi encontrada pelos biólogos Bruno Lima e Karina Avila. Curiosamente, há exatos dois anos, a borboleta Evenus regalis” foi encontrada praticamente no mesmo local e época, mostrando que uma atenção maior deve ser dada à florada da Aroeira, caso alguém queira encontrar estes bichos.

Vale ressaltar que a “Arcas imperialis” realiza poucos movimentos, vôos curtos e boa camuflagem. Muitos  especialistas ainda não tiveram a sorte de encontrar esta espécie em seus caminhos, mesmo com horas de procura.

O biólogo, Bruno Lima, disse que o desenho nas asas serve para proteger a cabeça da borboleta, caso ela venha a ser atacada por um pássaro. Interessados podem contratá-lo para tentar ver esses e outros bichos, pelo telefone: (13) 99198-3892. Outras pessoas na cidade também realizam o butterflywatching.

De acordo com o apurado e com as pesquisas realizadas, foram os primeiros registros documentados para Peruíbe.

Veja a sequência de fotos 

Reportagem e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Fotos e Vídeos: Márcio Ribeiro

Colaboração: Bruno Lima / Karina Avila

Equipamento: Nikon coolpix L110

Fonte Consultada: História Natural das borboletas do Vale do Rio Quilombo, Santos 2010 (Ronaldo Bastos Francini)

[email protected]

Veja outros anexos

(Evenus regalis): Linda e rara borboleta é fotografada pela 1ª vez em Peruíbe

Borboleta transparente é fotografada na Zona Rural de Peruíbe

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.