Birdwatching: Conheça as duas espécies de aves registradas pela 1ª vez em Peruíbe

Peruíbe contabiliza duas novas espécies para a cidade no site Wikiaves, após o registro da Sanã-vermelha (Laterallus leucopyrrhus) e do Maçarico-pernilongo (Calidris himantopus).

A Sanã-vermelha (Laterallus leucopyrrhus) foi registrada pelo biólogo, Fábio Barata, no dia 03/09. Difícil de ser fotografada e visualizada, esta pequena saracura vive nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Leia o relato dele (postado no Wikiaves) e veja como foi o encontro com a espécie:

“Hoje foi um dia feliz e triste ao mesmo tempo, fazendo nosso monitoramento semanal na cidade de Peruíbe, entre uma guiada e outra, recebemos uma chamada de um amigo sobre uma ave supostamente machucada, próximo a sua casa. Chegando lá, nos demos conta que era a rara e primeiro registro aqui no site para a cidade de Peruíbe, fotografamos ela e o local, tiramos Gps com a localidade próxima e levamos o bicho para o cuidado do pessoal do Gremar em Peruíbe onde recebeu os primeiros socorros e exames, agora torcer para que o bicho se recupere rápido para fazermos a soltura do mesmo.”

Veja a foto

Sanã-vermelha (Laterallus leucopyrrhus) Crédito de fotos: Fábio Barata

O Maçarico-pernilongo (Calidris himantopus) foi registrado pela bióloga, Karina Avila, no dia 09/09. A ave, que se alimenta de insetos e outros invertebrados, é migratória de longas distâncias e pode visitar as praias da região a partir de setembro.

Karina, que é Mestranda em Biodiversidade de Ambientes Costeiros na Unesp de São Vicente ,também falou do dia em que a foto foi realizada: “O registro foi dentro do Censo Mundial de Aves Limícolas. Levamos os jovens do Instituto Relfe para participar conosco e explicamos a importância de respeitar as zonas de descanso, de alimentação e de não jogar lixo na praia”, disse.

Veja a Foto

Maçarico-pernilongo (Calidris himantopus). Crédito de foto: Karina Avila

Não muito longe dali, também dentro do Censo Mundial de Aves Limícoloas, Pedro Behne fotografou mais de 40 indivíduos do Pernilongos-de-costas-brancas (Himantopus melanurus) que vale a pena conferir:

Veja:

Pernilongos-de-costas-brancas (Himantopus melanurus) Crédito de fotos: Pedro Behne
Pernilongos-de-costas-brancas (Himantopus melanurus) Crédito de fotos: Pedro Behne

Com os dois novos registros, Peruíbe conta 452 espécies no site Wikiaves, sendo 430 com foto e 258 com som, e ocupa a 17ª colocação no ranking nacional do site. O Pernilongo-de-costas-brancas já estava contabilizada para a cidade.

Reportagem e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Fotos e Agradecimentos: Fábio Barata, Karina Avila e Pedro Behne

Fonte: Wikiaves

Contato: [email protected]

Sobre o autor

 | Website

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações