Seis vereadores abandonam a sessão e lei que defende Peruíbe não é aprovada
Com muitos protestos, agitação, faixas e até um coro uníssono chamando os vereadores que se ausentaram da sessão de “covardes”, a emenda à lei orgânica que impede a instalação de industrias poluentes em Peruíbe não foi aprovada, na sessão de ontem, 29/11.
Leia um resumo do que aconteceu, com o texto publicado na página “Termoelétrica em Peruíbe NÃO”.
“A ARTIMANHA COMO ARMA POLÍTICA: A FUGA DOS VEREADORES”
Publicado na página: Termoelétrica em Peruíbe NÃO.
“Na sessão legislativa de ontem a população compareceu em peso na câmara municipal. Era dia da votação do segundo turno do projeto de emenda à Lei orgânica do município de veda indústrias poluentes na cidade!
Tudo transcorria normalmente até o momento da votação do projeto de emenda até que, dentre os quinze vereadores presentes, seis deles – Tamer Júnior, Adilson da Van, Eduardo Telles, Rafael, Astrogildo e Paulinho da TV, num ato COVARDE, se ausentaram e ficaram reunidos numa sala anexa esperando o fim da votação visando a NÃO aprovação da emenda por falta de quórum.
O povo se revoltou e foi pressionar os vereadores ausentes. Todo mundo estava INDIGNADO.
Os movimentos sociais requisitaram pelo menos um representante para dialogar com os vereadores fujões afim de buscar uma saída para a situação, já que todos os munícipes presentes estavam revoltadíssimos, e com razão. Mesmo com o apelo do Presidente da Câmara, Rodrigo Silva, para que recebessem um representante, eles RECUSARAM o diálogo.
Ou seja, houve uma manobra fechada por esses vereadores com o intuito de não aprovar a emenda!
Ressalta-se que, na sessão passada, a emenda teve 12 votos favoráveis, sendo que os vereadores RAFAEL, TAMER Jr e EDUARDO TELES (que agora se trancaram na sala) VIRARAM A CASACA.
Pois bem. Vamos pra cima deles tentar reverter esse quadro, sem “alisar”. Dependendo da resposta, vão receber a reação no mesmo sentido.
Estamos a favor do povo de Peruíbe, e não de vereadores fujões, que se esgueiram de suas responsabilidades.
NÃO PASSARÃO!!!”
Vale lembrar que ontem, a Associação Comercial de Peruíbe fez uma reunião com os vereadores para pedir que votassem contra a lei, conforme publicado aqui, nas páginas de O GAROÇÁ, veja:
ACEP pede para vereador votar contra lei que impede industrias poluentes em Peruíbe
Vale ressaltar que a reportagem não procurou os vereadores citados nas redes sociais. Caso algum deles queira se manifestar, as páginas de O GAROÇÁ estão disponíveis para explicações e/ou justificativas.
Agora, uma nova tentativa de aprovar a emenda deve acontecer em janeiro. Resta saber se haverá mais vereadores a favor ou contra, já que, até lá, muitas reuniões podem acontecer às claras e/ou mesmo às escuras…
Reportagem: Márcio Ribeiro
Imagens: Redes sociais
Leia outras histórias
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."