Mundo do Circo de SP faz homenagem às mulheres em março

Mundo do Circo paulista fica no Parque da Juventude, na capital do Estado. Foto: Adriano Escanhuela

O Mundo do Circo SP, novo programa cultural do governo de São Paulo, planejou todas as intervenções artísticas de março com atrações exclusivamente femininas, para celebrar o mês das mulheres. Quem for ao espaço vai poder curtir a apresentação das palhaças, malabaristas, mágicas e de outras artistas do universo do circo.

A exposição Mundo do Circo na Lona de Exposição exibe brinquedos populares, bonecos talhados em madeira e outros materiais, além de jogos e maquetes, que podem ser manipulados pelos visitantes. A mostra, com curadoria do ator, diretor e palhaço dos Parlapatões Hugo Possolo e do cenógrafo Zé Carratu, continuará aberta por tempo indefinido.

A dica é se entregar à interatividade que a exposição proporciona. Com movimentos do corpo, é possível colocar os trapezistas para balançar até se alcançarem. Muitas maquetes interativas mostram em miniatura um circo sendo erguido e as várias modalidades de circo/teatro. Uma delas, ensina a diferença entre corda bamba e arame alto. Vários bonecos representam acrobatas que exibem destreza e são acionados pelo público. Integram ainda o espaço, elefantes enfeitados, cavalos de madeira, macaquinhos acrobatas e, claro, mágicos espalhados pelo espaço temático.

Sábados e domingos, a Grande Lona receberá espetáculos, como o “Aqui até a Tristeza Pula de Alegria” do Imperius Circus, que se apresentará nos dias 4 e 5, às 17h, com números clássicos de circo – Bambolê, Equilibrismo, Palhaços, Arqueiro, Contorcionismo, Lira, Malabarismo com Formas Geométricas. “O Circo Chegou!”, do Circo Família Gelli, marca presença nos dias 18 e 19, às 17h, e traz um espetáculo com lira espacial, laços e chicotes. No dia 12, também às 17h, é a vez do Coletivo Mariás, com “Cálice”. São cinco mulheres em reverência ao feminino com elementos de circo, dança e música.

A Lona Multiuso receberá o Encontro de Mão a Mão, no dia 11 de março, das 14h às 17h, promovido pelo Grupo Mano a Mana para a realização de um treino coletivo com artistas dedicados a acrobacias.

O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões e ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude. Foto: Adriano Escanhuela

Durante o mês, o local estará aberto de terça a domingo, sempre das 11h às 18h. Aos finais de semana, os espetáculos acontecem às 17h e a retirada dos ingressos deve ser feita diretamente na bilheteria com uma hora de antecedência. Todas as atrações são gratuitas. A programação completa do Mundo do Circo SP está disponível no site www.mundodocircosp.com.br.

O projeto é gerido pela organização Amigos da Arte e foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com quatro espaços:

Grande Lona: local onde se apresentam circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades.

Lona Multiuso: abriga grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações.

Lona Exposição: abriga exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático.

Picadeiro Aberto: dedicado a espetáculos e números de rua.

O espaço sedia diversas atividades. Foto: Adriano Escanhuela

Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço sedia mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação e conta com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar um modelo para o setor circense, com oportunidades para apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.

Na Vila dos Artistas, as caravanas circenses itinerantes ficam hospedadas durante temporadas da grande lona. Em uma segunda fase, há a previsão ainda da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e uma praça de alimentação.

Sobre o autor

Website | + posts

Cidadão do mundo, jornalista por formação, comunicador por vocação, apaixonado por música, hardnews e ironia, fotógrafo por hobby, escritor e inquieto por criação. Autor de "Coisas da Vida", "O Diário de Arthur Ferraù", "Águas de Março", "Coisas da Vida" e da série "Labirintos do Coração".


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações