Conheça o Saci: A ave misteriosa que está ativa nestes meses do ano na região

Uma bela ave, que canta de dia e de noite, pode ser observada nos quatro cantos da cidade, nesta época do ano.

Trata-se do Saci (Tapera naevia) que possui um canto inconfundível, cheio de histórias e lendas. Esta ativa nesta época do ano e pode ser ouvido em qualquer bairro arborizado de Peruíbe.

É muito rápido identificar o seu canto, porém visualizá-lo já não é uma tarefa fácil. Por isso, muitos acreditam que ele seja ventríloquo, isto é, canta em um lugar mas o som parece que vem do lado oposto.

Possui o mesmo hábito do Chopim (Molothrus bonariensis) de não construir ninhos. O Saci bota os ovos em um ninho de uma outra espécie, mas quando o seu filhote nasce ele mata os seus “irmãos” hospedeiros e continua pedindo comido para o pai enganado.

Existem algumas lendas locais que cercam esta ave. Os caiçaras consideravam a ave como mau agouro ou má sorte. Outros acreditavam tratar-se do canto do saci-pererê. Alguns deles, ao saírem para caçar, desistiam da empreitada caso ouvisse o som desta ave pelo caminho.

Saci (Tapera naevia) fotografado na Zona Rural de Peruíbe (Foto: Karina Avila)

Caso você tenha interesse em ver estas ou outras aves, existem profissionais em Peruíbe que oferecem o serviço de birdwatching, como o Bruno Lima (13) 99159-3592, Márcio Ribeiro (13) 99783-5289 e o Fábio Barata (13) 98198-1719. Aproveite e peça para ver outras espécies que também são comuns nesta época, como:

o Tuju (Lurocalis semitorquatus)

Tuju (Lurocalis semitorquatus) na Zona Rural, feita em 2012 (Foto: Alexandre Faitarone)

e o Urutau (Nyctibius griseus).

Urutau (Nyctibius griseus) feito na Zona Rural de Peruíbe (foto: Karina Avila)

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Fotos: Karina Avila e Alexandre Faitarone

Contato: [email protected]

 

 

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


One Reply to “Conheça o Saci: A ave misteriosa que está ativa nestes meses do ano na região”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações