Cuidado: O resfriado pode pegar você!

Inverno, umidade do ar e mudanças bruscas de temperatura são alguns dos ingredientes ideais para ficar resfriado. Se você ainda não pegou a doença, não se preocupe, na certa ela vai te pegar! Quem é que nunca sentiu o grande desconforto de estar com o nariz vermelho e entupido, espirrar frequentemente, tossir e até manter um certo zumbido no ouvido? Pois é, por isso dedicamos este espaço para conhecer um pouco deste nosso inimigo de séculos…

O resfriado é causado por um vírus e tem pelo menos 48 horas de incubação. Quando ele se manifesta já é um adulto. Embora o seu nome sugira uma estreita relação com as mudanças bruscas de temperatura, estas não são suficientes para causá-lo, mas ajudam muito no processo infeccioso. Ele se propaga por toda parte com a tosse , espirros e perdigotos lançados por pessoas resfriadas.

Sabe-se que há várias espécies capazes de provocar resfriados, porém este dado não esclarece grande coisa, pois os vírus continuam sendo elementos obscuros, que atuam impunemente em nosso organismo. Desde que não ocorram complicações, o processo infeccioso do resfriado se completa ao fim de seis a sete dias.

Uma vez que lutar contra o vírus do resfriado se revela problemático, o mais aconselhável é evitá-los criando no organismo condições desfavoráveis à sua proliferação. Para isso, é recomendável alimentos contendo cálcio e vitamina C. No caso do vírus já estar declarado, outra ajuda pode vir da aspirina e salicilatos, pois, embora não solucionem o problema, atenuam o mal-estar e eliminam certos sintomas incômodos. Inalar substâncias descongestionantes são providências que também ajudam bastante.

Evitar o contato com as pessoas contaminadas, lavar bem e com frequência as mãos, cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar e não permanecer em locais com grandes aglomerações são importantes dicas para preveni-lo. E cuidar sempre da alimentação, para que o organismo disponha sempre de defesas antigripais.

Texto e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Fontes: Enciclopédia Conhecer / Blog do Drauzio Varella

Imagens: Pixabay

[email protected]

MTB: 0078407

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações