Bióloga mexicana fotografa gavião ameaçado de extinção na Zona Rural de Peruíbe
Peruíbe ganhou mais um registro do Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus), ameaçado de extinção e que só existe no Brasil.
A vez foi da bióloga mexicana, Karina Avila, que está completando um ano no Brasil, vem realizando registros e estudando os biomas do país, principalmente a Mata Atlântica: “Fotografar o Gavião-pombo-pequeno foi emocionante por ser um animal endêmico e muito bonito”. disse.
Segundo ela, a Mata Atlântica surpreende pela diversidade de sua fauna e flora e em qualquer lugar pode ser encontrado algo novo: ” Penso que ainda há muito para se fazer e estudar nas matas do Brasil. Ainda há muita coisa para ser descoberta.”
O Gavião-pombo-pequeno vive entre o nível do mar até cerca de 900 m de altitude no litoral brasileiro, de Santa Catarina até o Rio Grande do Norte. Alimenta-se de aranhas, pequenas cobras, roedores, pequenos mamíferos, lagartixas, insetos, aves e mocós.
Com este novo registro, Peruíbe contabiliza 81 fotos no site wikiaves, sendo que o primeiro foi de Bruno Lima, em 2007.
Texto: Márcio Ribeiro
Foto: Karina Avila
Fonte: Wikiaves
Leia outras histórias
Parte Final Artigo Usina: Usina 1980, Usina 2017 - Precisamos refletir sobre isso
Álbum "Brasil" dos Ratos de Porão completa 30 anos ainda com letras atuais
Morte por Febre Hemorrágica deixa cidades do Vale do Ribeira em alerta
Paródia com o filme de Hitler surge na internet e faz chacota com a Vila Erminda
Duas poesias "Perguntas e Respostas", com Marcelo Ribeiro
Geraldo Alckmin perde feio na Baixada apesar de maioria dos prefeitos do PSDB
Peruíbe realiza a primeira reunião do Conselho Municipal da Cultura de 2023
Ensaio Fotográfico: "Para evoluir é preciso passar por uma grande metamorfose"
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."