Peruíbe realiza a primeira reunião do Conselho Municipal da Cultura de 2023

Aconteceu nesta terça (31/01) a Primeira Reunião Ordinária do Conselho Municipal da Cultura de 2023.

O encontro contou com um total de 27 presentes e, entre eles, estavam representantes da sociedade civil, do poder público, além de artistas de diversos segmentos. A reunião começou perto das 15 horas na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe (AEAP), localizado à rua General Ataliba Leonel, 777, no Centro.

A principal pauta do dia foi a discussão da Lei do Conselho Municipal de Cultura, com o objetivo de propor ajustes para uma nova redação. Além dela, também foi assunto a agenda do primeiro semestre, leis de incentivo à cultura, além de fóruns, conferências e assembleias.

A Presidente do Conselho, Catarina Moreira, ficou bem contente com o número de presentes e frisou a importância da participação de um número cada vez maior de pessoas:

“Destaco na reunião da hoje: A participação pública e a proximidade com o setor público nos diálogos para uma construção coletiva para a cidade e o fortalecimento das alianças “

-Catarina Moreira

A Mediadora Cultural e Artista Visual, Fernanda Campos, também fez o seu destaque:

“A parte que eu mais curti foi a fala de todos. Todo mundo com o foco em comum, ouvindo e falando de forma respeitosa. Isso foi uma parte bastante importante que é uma conquista: A maturidade das pessoas que têm diversidade de pensamento e de cultura,  conseguirem conciliar ideias em prol de um objetivo comum”

-Fernanda Campos

Já o ator, roteirista e diretor, Jhuliano Lobo Castilho, fez uma fala um pouco diferente a respeito do que disseram as duas, apesar dele também ter gostado bastante da reunião, de ter esperanças na evolução do grupo e de estar disposto a ajudar no que ele puder:

No meu ponto de vista, achei que cada um estava focando mais na sua própria função, mais interessado nas suas próprias pautas do que no coletivo, mas pode ter sido apenas impressão minha…”

-Jhuliano Lobo Castilho

Agora, o passo seguinte é formar uma comissão para a construção do Fórum Municipal.

A próxima reunião está prevista para acontecer na última terça de fevereiro, quando deve ocorrer também os debates a respeito da nova redação municipal.

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Foto: Márcio Ribeiro

Contato: [email protected]

“População desinformada é massa de manobra. Provavelmente, por isso, andam desmerecendo a imprensa”

Todos os direitos reservados / Janeiro de 2023

Sobre o autor

Website | + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


One Reply to “Peruíbe realiza a primeira reunião do Conselho Municipal da Cultura de 2023”

  1. Analice Machado Cabral Guimarães

    Faço parte do conselho de cultura, na camara setorial de Artesanato e achei bem proveitosa a reunião. O conselho consiste em cada setor levar as demandas da sua área e agregar no coletivo, pra que juntos possamos avançar pra fazer o melhor pra nossa cidade mostrando o potencial de cada grupo diverso que compõe esse conselho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações