ENSAIO FOTOGRÁFICO
“O fotógrafo pode tirar uma foto de algo que não entendeu plenamente ou, às vezes, de algo que ele compreendeu parcialmente, que ele pode registrar para compreensão posterior. E o esclarecimento pode vir não apenas da sua compreensão enriquecida, mas também de um informante nativo.”
John Collier em Antropologia Visual: A fotografia como método de pesquisa (1973“As fotografias, em geral, sobrevivem após o desaparecimento físico do referente que as originou: são os elos documentais e afetivos que perpetuam a memória. A cena gravada na imagem não se repetirá jamais. O momento vivido, congelado pelo registro fotográfico, é irreversível. As personagens retratadas envelhecem e morrem, os cenários se modificam, se transfiguram e também desaparecem. O mesmo ocorre com os autores fotográficos e seus equipamentos. De todo o processo, somente a fotografia sobrevive. Os assuntos nela registrados atravessaram os tempos e são vistos por olhos estranhos em lugares desconhecidos: natureza, objetos, sombras, raios de luz, expressões humanas, por vezes crianças, hoje mais que centenárias, que se mantiveram crianças.”
Boris Kossoy em Realidades e Ficções da Trama Fotográfica (2000, p.33)“É através do ensaio que o fotógrafo pode expressar com mais intensidade sua visão sobre determinado tema, e é importante que se sinta a singularidade que a presença do ponto de vista do autor permite ao trabalho. Ao mergulhar em um ensaio o autor se vê inserido em um processo que exige muito mais que a captura de imagens. Exige uma reflexão sobre a conexão entre estas imagens, sobre a edição que melhor pode expressar sua intenção no trabalho (tendo assim mais efeito que a simples exposição de tudo que se pode revelar a respeito do assunto em questão) e sobre a apresentação que seja mais eficiente para tocar o outro, seu apreciador”.
Hoffer (1983), citado no trabalho de Fiuza & Parente (2008, p.171) e Márcio Ribeiro (2012, p. 28)
Publicação Original: Neurotopia (www.facebook.com/neurotopia/)
Postagem : O Garoca, sob licença de Neurotopia
Observações: Sem legendas
Todo os direitos reservados
Citações
HOFFER, Mary Jane. Technical and aesthetic developments of the photoessay. New
York, Columbia University, 1983
FIUZA, Beatriz Cunha & PARENTE Cristiana. O Conceito do Ensaio Fotográfico.
Londrina 2008
JR, John Collier. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa,
Universdade de São Paulo, 1973
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções da Trama Fotográfica, Ateliê Editorial 2000.
RIBEIRO da Silva, MÁRCIO. Aves de Peruíbe e a destruição do seu habitat, UniSantos, 2012
NEUROTOPIA, Neurotopia (www.facebook.com/neurotopia/)
Be First to Comment