Prefeitura de Peruíbe aumenta taxa de ESCURIDÃO pública
Mesmo com a cidade às escuras, a Câmara Municipal de Peruíbe aprovou o aumento de 25% da taxa de iluminação pública em sessão extraordinária, realizada no primeiro dia deste mês. Trocando em miúdos, quem tem endereço na cidade vai pagar mais caro por um serviço que não existe de forma minimamente satisfatória, pois quando a noite cai a cidade “ainda fica tingida de PRETO”, ocasionando assaltos, ruas desertas, comércios fechando mais cedo e outros problemas.
Dos “representantes do povo”, onze votaram para você pagar mais caro na conta de luz, são eles: Adilson da Van (PTB), Ton Gaspar (PEN), Astrogildo (PEN), Eduardo Teles (MDB), Sussumu (PSDB), Ingram (PSDC), Oliveira (DEM), Loro (PTB), Luciana (PSDB), Paulinho da Tv (PCdoB) e Rafael (MDB), sendo que o Rodrigo (PSDB) não votou por ser o presidente e o Tamer Jr (PSB) se ausentou, será que ele conseguiria ajudar o consumidor? Apenas Mohai (PSDC) e a Milena (PSB) votaram contrário ao aumento.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
O Garoçá: O Prefeito, Luiz Maurício, disse que a prefeitura vai assumir o Parque de Iluminação Pública de Peruíbe. Como está isso? Tem alguma previsão?
Resposta: “Estamos com um processo administrativo tratando desse tema. Ainda faltam alguns detalhes, mas isso deve ser encaminhado ainda nesse ano de 2018.”
O Garoçá: Por que a cidade ainda está às escuras?
Resposta: “Temos um Parque de Iluminação muito sucateado. O investimento feito pela gestão anterior acabou trazendo um enorme problema, pois foi mal projetado e com estrutura fora do padrão da Elektro. Em 2017 fizemos a manutenção de cerca de 1.800 pontos de luz, desses pontos chamados de “brancos”, instalados nas vias principais da cidade. A cidade esta mais iluminada do que no passado, mas ainda não do jeito que queremos. Estamos finalizando novo procedimento licitatório para voltar os serviços de manutenção.”
ILUMINAÇÃO DA PRAIA
O Garoçá: O prefeito, Luiz Maurício, disse que faltavam R$ 400 mil para arrumar a iluminação da faixa arenosa e que não tinha dotação orçamentária pra isso. Esta situação já se resolveu? Ele conseguiu este dinheiro? Quando deve começar a obra?
Resposta: “Sim. Dependemos agora de uma alteração técnica da Elektro para finalizar o serviço.”
Reveja a matéria na íntegra
Entrevista: Luiz Maurício fala de alguns dos problemas da cidade
A população de Peruíbe espera que, ao menos, este valor sirva para colocar postes em ruas totalmente escuras sem a desculpa de que não tem dinheiro para isso.
Enquanto bairros antigos e populosos convivem há anos sem qualquer tipo de iluminação, outros novinhos em folha e ainda sem qualquer morador estão com um poste para cada mosquito e ainda com luminárias, veja:
Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro
Fotos: Márcio Ribeiro
Leia outras histórias
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."