o “Projeto Trajetórias, Identidades e Saberes Docentes” em seu levantamento e preservação de memórias do trabalho docente
Participo, já há algum tempo, do “LABORATÓRIO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA” (LAPPEHis), e tenho pensado e repensado a minha maneira de perceber a realidade, ao discutir o “Ensino de História” em um grupo composto por pessoas de diferentes níveis de formação, e atuantes em variados setores do país.
Em 2022, iniciamos o projeto “Projeto Trajetórias, Identidades e Saberes Docentes”, que ao ser reproduzido no canal do “Centro de Pesquisa e Documentação Histórica da UFAL”, tem colaborado com o levantamento e preservação de memórias do trabalho docente, por meio de narrativas autobiográficas de pessoas que exerceram a docência em diferentes localidades do Brasil, nos mais variados momentos. Em 13 de abril de 2023, contamos com a participação da professora Michelle Macedo, que de relatou a sua experiência como professora da Educação Básica, no Rio de Janeiro. Observei, em seu relato, questões como: cidadania, democracia e precarização do trabalho.
Leia outras histórias
[...] mas são tantas as formas de AMAR
Paul Cabannes: um francês abrasileirado
a MÚSICA POPULAR e a sua capacidade de ser FORMATIVA
Dentro e fora de tela
Caetana leva a riqueza musical do Nordeste para São João do Meriti
Veja 9 sinalizações bizarras ou curiosas de Peruíbe
Escrever é ...
Escritor de Peruíbe lança livro nesta sexta, no Pão de Maçã
Sobre o autor
É Pedagoga, Mestra em Educação e autora da obra "Uma década de PROSA". Busca desenvolver, por meio desta coluna, reflexões majoritariamente autobiográficas sobre as condições de vida das pessoas de origem interiorana, especificamente do interior de Alagoas. Escreve, comumente, crônicas e artigos de opinião, mas também utiliza-se da linguagem poética, quando pertinente à temática destacada.