Novidade: Agência de Peruíbe investe no turismo de observação de morcegos
Márcio Ribeiro
A agência de Turismo “Bioventura”, localizada em Peruíbe/SP, está lançando algo inédito para a região: Trata-se do turismo para observar morcegos.
Para os interessados, é bom saber que o roteiro acontece sempre no período noturno, geralmente no horário entre as 19:30 e 22:30. De preferência nos meses de junho a agosto, pois é quando os morcegos passam a frequentar mais os comedouros devido à diminuição de alimentos na floresta.
A “Focagem de morcegos” é feita sempre com a presença de um biólogo e custa R$ 160,00 até 3 pessoas e R$ 250,00 para grupos entre quatro ou seis.
De acordo com o biólogo, Edson Ventura, que é o organizador juntamente com a Lourdes Ventura, o roteiro é “revelante”, relevante e não oferece perigo aos visitantes, pois a maioria dos morcegos são frugívoros ou nectarívoros e não há qualquer contato com o animal, já que a observação é feita à distância. Ele contou também que existem poucos roteiros similares pelo mundo, motivo mais que suficiente para você não ficar de fora deste e agendar logo o seu, assim que for possível:
“Na África e Ásia existem roteiros de focagens de morcegos também, mas é longe. No Parque Nacional Kasanka, na Zâmbia, por exemplo, os turistas podem ver a grande migração de mais de 8 milhões de morcegos que preenchem o céu em outubro a dezembro naquele local”
“Os morcegos são animais maravilhosos e pouco compreendidos. As pessoas imaginam que são apenas transmissores de doenças, mas a realidade é que, se não o tocarmos ou não tivermos contato com as suas fezes ou sangue, não nos passam doenças. Outra importância dos morcegos é na polinização de flores e dispersão de sementes, além do controle de pragas como insetos e roedores”
A “Focagem de morcegos” acontece no Guaraú, em Peruíbe e outras informações podem ser obtidas pelo site:
www.bioventuranajureia.com.br,
e-mail: [email protected],
ou no celular: (11) 96303.7122
Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro
Fotos: Edson Ventura
Contato: [email protected]
Todos os direitos reservados / Agosto de 2020
Leia outras histórias
Duas poesias "Perguntas e Respostas", com Marcelo Ribeiro
Programa "Olhar TVT", da Grande SP, mostra a luta contra a termoelétrica de Peruíbe
Crônica: Há bib's? Não há bib's? Não sei o que é bib's!
Governo de SP manda demolir moradias de caiçaras tradicionais na Juréia
Bairros: Prefeitura divulga calendário das assembléias do plano diretor
Conheça 110 espécies que podem entrar para a lista de registros de Peruíbe no site Wikiaves
Alienígenas podem ter deixado gravuras milenares no Maciço da Juréia
A Dama da Praia Central
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."