Press "Enter" to skip to content

Novidade: Agência de Peruíbe investe no turismo de observação de morcegos

Márcio Ribeiro

A agência de Turismo “Bioventura”, localizada em Peruíbe/SP, está lançando algo inédito para a região: Trata-se do turismo para observar morcegos.

Para os interessados, é bom saber que o roteiro acontece sempre no período noturno, geralmente no horário entre as 19:30 e 22:30. De preferência nos meses de junho a agosto, pois é quando os morcegos passam a frequentar mais os comedouros devido à diminuição de alimentos na floresta.

A “Focagem de morcegos” é feita sempre com a presença de um biólogo e custa R$ 160,00 até 3 pessoas e R$ 250,00 para grupos entre quatro ou seis.

De acordo com o biólogo, Edson Ventura, que é o organizador juntamente com a Lourdes Ventura, o roteiro é “revelante”, relevante e não oferece perigo aos visitantes, pois a maioria dos morcegos são frugívoros ou nectarívoros e não há qualquer contato com o animal, já que a observação é feita à distância. Ele contou também que existem poucos roteiros similares pelo mundo, motivo mais que suficiente para você não ficar de fora deste e agendar logo o seu, assim que for possível:

“Na África e Ásia existem roteiros de focagens de morcegos também, mas é longe. No Parque Nacional Kasanka, na Zâmbia, por exemplo, os turistas podem ver a grande migração de mais de 8 milhões de morcegos que preenchem o céu em outubro a dezembro naquele local”

“Os morcegos são animais maravilhosos e pouco compreendidos. As pessoas imaginam que são apenas transmissores de doenças, mas a realidade é que, se não o tocarmos ou não tivermos contato com as suas fezes ou sangue, não nos passam doenças. Outra importância dos morcegos é na polinização de flores e dispersão de sementes, além do controle de pragas como insetos e roedores”

A “Focagem de morcegos” acontece no Guaraú, em Peruíbe e outras informações podem ser obtidas pelo site:

www.bioventuranajureia.com.br,

e-mail: [email protected],

ou no celular: (11) 96303.7122

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Fotos: Edson Ventura

Contato: [email protected]

Todos os direitos reservados / Agosto de 2020

Be First to Comment

Deixe uma resposta