Birdwatching: Conheça os novos registros feitos na Zona Rural de Peruíbe
Enquanto a greve dos caminhoneiros quase parou o país, o Birdwatching (observação de pássaros) em Peruíbe continua a todo o vapor e com uma boa notícia: a aparição de uma nova espécie para a cidade.
Vocês querem saber qual? A espécie contabilizada pela primeira vez foi o Tico-tico-do-mato (Arremon semitorquatus), que ainda não possui foto, mas acaba de ganhar um registro sonoro, feito por Bruno Lima, na Zona Rural.
Presente na Mata Atlântica, entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul, o áudio gravado foi depositado nos arquivos do Wikiaves, deixando a cidade com 447 espécies contabilizadas.

Além da “voz” do Tico-tico, o Falcão-relógio (Micrastur semitorquatus) foi fotografado pela primeira vez em Peruíbe. Antes, a cidade contava apenas com duas sonoras da ave, feitas em 2010 e 2012, por isso não conta como nova espécie.

Enquanto o Falcão era fotografado, três espécies ganharam os seus primeiros registros sonoros, são elas: o Tuim (Forpus xanthopterygius), o Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) e o Cuiú-cuiú (Pionopsitta pileata). Como já contavam com fotos, estas espécies também não constam como novos registros. Os registros sonoros foram feitos por Bruno Lima.



Outras espécies são presenças constantes na zona rural, com destaque para o Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), ameaçado de extinção;

Araponga (Procnias nudicollis), ameaçado de extinção;

Sabiá-una (Turdus flavipes),

Pica-pau-bufador (Piculus flavigula);

Caburé (Glaucidium brasilianum);

Pavó (Pyroderus scutatus);

e até o raríssimo Sabiá-Pimenta (Carpornis melanocephala), que é difícil de ser vista e também está ameaçado de extinção por conta dos desmatamentos.

A zona rural de Peruíbe é vasta e riquíssima em sua fauna e flora. Por enquanto, existe uma única lista de pássaros, mas um novo levantamento está em andamento e deve ficar pronta em breve.
Segue a lista existente, publicada no site a A Última Arca de Noé, em 2011 e no “Aves de Peruíbe e a destruição do seu habitat”, pela Universidade Católica de Santos – UniSantos 2012:
Lista da zona rural de Peruíbe, clique aqui
Passeios, agendamentos ou qualquer outra informação podem sem obtidos pelo telefone:
(13) 99205 3014
Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro
Fotos Ilustrativas: Márcio Ribeiro, Bruno Lima, Karina Ávila, Marco Silva e Luiz Ribenboim
Agradecimentos: Marco Silva, Luiz Ribenboim
Fonte: Wikiaves
Contato: [email protected]
Todos os direitos reservados.
As fotos possuem direitos autorais: Lei de Direito Autoral (nº 9610/98). É proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa do autor.
Leia outras histórias
Prefeitura faz consertos, mas buraco reaparece após sete meses do trabalho executado
Vereadores aprovam a criação de 21 cargos comissionados. A população não aprovou
Mutirão recolhe cerca de 500 kg de lixo de praias do P.E. do Itinguçu, em Peruíbe/SP
Pico dos Itatins sofre com a visitação desordenada e o estado promete aumentar a fiscalização
Fotos: Prefeitura joga entulho e jogar futebol no campo do bairro ficou impossível
Prefeitura de Peruíbe aumenta valor da tarifa dos ônibus municipais
Volta às aulas: Escola Estadual ganha nova pintura e corredor "vira uma galeria de artes"
Peruíbe conhece nomes dos futuros secretários, velhos conhecidos da atual gestão
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."