Mutirão recolhe cerca de 500 kg de lixo de praias do P.E. do Itinguçu, em Peruíbe/SP

Um mutirão recolheu, na manhã desta terça-feira (04/05),  25 sacos de lixo de duas praias do Parque Estadual do Itinguçú, em Peruíbe/SP, contabilizando o total aproximado de 500 quilos.

As praias contempladas com o ato foram a do Arpoador e a Parnapoa,  onde o plástico figurou – mais uma vez – entre os poluentes, como o maior vilão, se apresentando principalmente entre as garrafas pet. Canudos, cotonetes e outros micro-plásticos também foram recolhidos.

A ação foi realizada pela Agência de Turismo Roteiro Ecotrilhas e Passeios de Barco Dido Lima, que contaram com o apoio da ONG Ecosurf. Os  15 voluntários reunidos cumpriram os protocolos contra a Covid-19 durante a atividade.

“Muitas pessoas de Peruíbe querem fazer este tipo de ação, mas não conseguem sozinhas, então, desde a ação do Costão, criamos um grupo engajado na limpeza e preservação das nossas praias. Eu estou muito feliz com os resultados, foram 500 kg de lixo a menos, né?”

Rodrigo Cipoloni – Roteiro Ecotrilhas

Provavelmente, o lixo retirado das praias citadas foram trazidos pela maré, já que a área é de preservação e só pode ser visitada com a presença de um Monitor Ambiental cadastrado na unidade.

Isso pode explicar a quantidade de resíduo internacional avistado por lá, pois  Peruíbe está entre os Portos de Santos (SP), ao norte, e o de Paranaguá (PR), ao sul, conforme bem mostraram as oficinas da E.E. Prof. Ottoniel Junqueira, que possui trabalhos sobre o tema desde os anos 90.

OUTRAS AÇÕES

Não é a primeira vez que a Roteiro Ecotrilhas organiza trabalhos de limpeza na cidade. Recentemente, no dia 17/04,  foi a vez da Praia do Costão receber os voluntários que retiraram, na oportunidade, cerca de 150 quilos de lixo. Outras ações podem ser encontradas no site da agência e, de acordo com os organizadores, muitas ainda virão.

Voluntários que participaram do mutirão de limpeza, nesta terça

 

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Fotos: Rodrigo Cipoloni

Contato: [email protected]

Percorrendo as praias de Peruíbe e região

Márcio Ribeiro

Sou Jornalista, Guia de Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e Guia de Birdwatching. Sou um caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou um dos fundadores do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para O Garoçá, Editoria Livre e para a Revista Editoria Livre.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.