Birdwatching: Durante as férias de julho, Peruíbe registra novas espécies no Wikiaves
O mês de julho rendeu cinco novos registros ornitológicos no site Wikiaves. No mês de férias, foram tiradas fotos do Mandrião-do-sul, da Marreca-de-coleira e do Falcão-caburé, enquanto os registros sonoros foram do Miudinho e do Pintassilgo
No dia 15 de julho, Mário Martins registrou o Mandrião do Sul (Stercorarius maccormicki), ave que se reproduz na Patagônia e que pode aparecer por aqui nos meses de inverno. No estado, ela já foi fotografada em Itanhaém, Guarujá, Santos e Ubatuba
www.wikiaves.com.br/2627303&p=1&t=c&c=3537602&s=10353
No dia 23, Fábio Donizete fotografou a Marreca-de-coleira (Callonetta leucophrys), ave que também é migratória que se reproduz no Rio Grande do Sul e que também pode ser vista no estado nos meses frio. Apenas duas cidades de São Paulo contam com o registro desta espécie, além de Peruíbe, São José dos Campos.
http://www.wikiaves.com.br/2631369&p=1&t=c&c=3537602&s=10035
No dia 25, foi a vez de Luis Maluf fotografar o Falcão-caburé (Micrastur ruficollis) pela primeira vez na cidade, espécie que é comum em florestas densas e capoeiras altas. Ela ocorre em todo o Brasil e também em toda a América Latina.
http://www.wikiaves.com.br/2639746&t=s&s=10249&t=c&c=3537602
Registros Sonoros
Nerestor J. Camargo gravou o Miudinho (Myiornis auricularis), ave bem pequena que já foi confundida com um anfíbio, por conta do som que emite. Comum na região de Peruíbe, tanto na Zona Rural quanto no Guaraú, ocorre entre a Bahia e o Rio Grande do Sul, além do Paraguai. Apesar do primeiro registro de áudio, ela já foi fotografada 87 vezes na cidade.
http://www.wikiaves.com.br/2634664&t=s&s=11257&t=c&c=3537602
No último dia do mês, Márcio Ribeiro da Silva gravou o Pintassilgo (Spinus magellanicus) na zona rural. Foi o primeiro registro sonoro desta espécia na cidade. Por ter uma bela plumagem e canto agradável, a ave vem sofrendo com comércio ilegal e por isso é cada vez mais difícil encontrá-la. Em Peruíbe ela foi fotografada uma única vez.
http://www.wikiaves.com.br/2643330&t=s&s=11785&t=c&c=3537602
Com os cinco novos, Peruíbe possui 440 espécies diferentes, sendo 418 registradas por lentes e 192 por aparelhos que capturam som, o que deixa Peruíbe na 16ª colocação no ranking nacional.
Reportagem: Márcio Ribeiro
Texto e Pesquisa: Márcio Ribeiro
Foto: Fábio Barata
MTB: 078407
Leia outras histórias
Sobre o autor
Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."