Home O Garoçá Crônica Artigo de Opinião: Não é o primeiro Fórum de Turismo e não é o 1º Encontro de Aves

Artigo de Opinião: Não é o primeiro Fórum de Turismo e não é o 1º Encontro de Aves

Artigo de Opinião: Não é o primeiro Fórum de Turismo e não é o 1º Encontro de Aves
0

A Prefeitura de Peruíbe realizou o  “1º” Fórum de Turismo, no dia 29, na Câmara Municipal, e também o “1º” Encontro de Observação de Aves, que aconteceu entre os dias 01 e 03 de novembro de 2019.

Acontece que ambos eventos já ocorreram em Peruíbe nos mesmos moldes e com as mesmas intenções, porém com nomes ligeiramente diferentes.

Em 2006, a cidade realizou o Fórum de Desenvolvimento Turístico, que contou com a participação do Secretario de Turismo do Estado de São Paulo na época e também com o presidente do Conselho Regional de Turismo da Vertente Oceânica Sul.

Veja o certificado entregue aos participantes.

Certificado do Fórum de Desenvolvimento Turístico, em 2006

Já em 2008, a Prefeitura de Peruíbe realizou um  Encontro de Observadores de Aves, com grandes  nomes do Birdwatching daquela data. O evento aconteceu no Guaraú, na antiga Pousada Na Trilha da Juréia (Hoje Ibimm) e no Centro Comunitário do bairro.

A premiação para o concurso de fotos foi entregue na Secretaria da Cultura, onde hoje está a biblioteca fechada.

Uma curiosidade deste evento  é que ele  é anterior ao site Wikiaves, principal referência para quem observa pássaros hoje em dia. O Wikiaves foi criado meses depois,  em dezembro do mesmo ano.

Veja um dos materiais de divulgação e a publicação no BOM.

A arte do evento foi produzida pelo saudoso Jooji Tominaga
No BOM 333 está escrito que o evento de 2008 foi o primeiro

A prefeitura de Peruíbe foi procurada e respondeu que não foram encontrados registros anteriores com o tema de aves, por isso ele foi chamado de primeiro, apesar da reportagem encontrar o material publicado no próprio site da prefeitura, em apenas dez minutos de pesquisa.

O Secretário de Turismo, Rodrigo Silva, também foi informado dias antes por meio de conversa em aplicativo de celular.

É preciso lembrar que o mundo não começa quando nascemos e muita gente já fez coisas antes de nós e saber disso não desmerece em nada o nosso trabalho atual.

Não podemos ignorar a história da cidade e muito menos os esforços de outras pessoas que também lutaram por uma Peruíbe melhor.

Urubu (Coragyps atratus),  publicada  no site wikiaves, em 2010. Foto de Márcio Ribeiro

Texto e Autoria: Márcio Ribeiro

Foto e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Imagens: Arquivo / O Garoçá

Contato: [email protected]

 

Márcio Ribeiro Sou Jornalista, Guia de Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e Guia de Birdwatching. Sou um caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou um dos fundadores do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para O Garoçá, Editoria Livre e para a Revista Editoria Livre.

Deixe uma resposta