Nuvem rara e enigmática de Peruíbe foi noticiada em mais de 25 portais. Saiba quais

Alexsandra Lopes

A nuvem rara que apareceu em Peruíbe na terça (18) e que foi noticiado em primeira mão pelo Diário do Litoral, despertou a atenção das pessoas e foi reproduzido em mais de 25 portais de diversos lugares do Brasil.

Deram a notícia os portais CNN, G1, Metrópoles, Um só Planeta, Pleno News, BTW Guarulhos, RIC, Diário do Nordeste, Folha do Leste, Mais Goiás, Terra Brasil Notícias, Gizmodo, Exame, Estadão, NSC, A Tribuna, Primeira Página, Revista Ana Maria, Revista Fórum, Mix Vale, entre outros.

Alguns sites deram a notícia correta, de que o fato ocorreu na terça (18), mas outros disseram que foi no sábado (22), o que está errado.

A notícia

Uma curiosa formação atmosférica apareceu no céu de Peruíbe, nesta terça-feira (18) e encantou e assustou muitos moradores da cidade, que é famosa pelo fenômeno óvni e realiza todo ano o encontro ufológico.

Quem fez a foto foi a professora, Alexsandra Lopes, que saiu para andar com o seu cachorro e deu de cara com a imagem, que ela chama de muito singular.

“Tirei a foto para mandar para meu filho que não mora em Peruíbe. Achei muito enigmático. Sei que era somente um aglomerado de nuvens, mas a minha imaginação (um pouco logada na infância, quando vivia olhando as nuvens e procurando bichos, objetos e mistérios) já viu um portal, garganta ou passagem. Fiquei, como sempre fico, extasiada de verdade. Igual a criança que fui um dia”

Alexsandra Lopes

O fenômeno despertou diversas interpretações entre as pessoas. Enquanto na maioria despertou a curiosidade, teve também as reações de espanto, encanto, humor e teve quem atribuiu a rara aparição ao fenômeno óvini.

Mas, que nuvem é essa?

De acordo com os especialistas, essa nuvem é chamada em inglês de “Hole Punch Cloud” ou, numa tradução livre, nuvem furada ou perfurada, formadas quando uma parte da camada de nuvens congela transformando-se em cristais de gelo e cai, criando um buraco na camada de nuvens. É um fenômeno raro.

Trocando em miúdos, a nuvem perfurada é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a temperatura da água nas nuvens é menor que zero durante a formação de gelo, mas, quando as gotas ao redor evaporam, deixam um grande buraco na nuvem.

Texto e Reportagem: Márcio Ribeiro

Foto: Alexsandra Lopes

Contato: [email protected]

Todos os direitos reservados

 

Sobre o autor

Website |  + posts

Sou Jornalista, Técnico em Turismo, Monitor Ambiental, Técnico em Lazer e Recreação e observador de pássaros. Sou membro da Academia Peruibense de Letras e caiçara com orgulho das matas da Juréia. Trabalhei na Rádio Planeta FM, sou fundador do Jornal Bem-Te-Vi e participei de uma reunião de criação do Jornal do Caraguava. Fiz estágio na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Peruíbe e no Jornal Expresso Popular, do Grupo "A Tribuna", de Santos, afiliada Globo. Fui Diretor de Imprensa na Associação dos Estudantes de Peruíbe - AEP. Trabalhei também em outras áreas. Atualmente, escrevo para "O Garoçá / Editoria Livre" e para a "Revista Editoria Livre."


Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas publicações