Após Bolsonaro dar a entender que não gosta dos governadores do Nordeste, por declarações do tipo  “os governadores de Paraíba”“cocô do comunismo”, os chefes dos estados nordestinos tentam fortalecer o Consórcio do Nordeste, criado em março deste ano.

Na reunião realizada recentemente em Teresina (PI), os assuntos em pauta foram o fortalecimento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste, a missão especial com União Europeia e a criação de um escritório do Consórcio na China.

China

Wellington Dias (PT), do estado anfitrião do encontro, disse que ouviu garantias da vinda dos chineses para investimentos na região, durante a viagem que fez a Pequim, recentemente.

Europa

Durante o encontro, ficou planejado uma viagem internacional – que deve ocorrer em novembro – para buscar parcerias com investidores europeus. Alemanha, França, Itália e Espanha estão na lista.

Bolsonaro

Apesar das proveitosas pautas,  o fantasma do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), tem deixado os governadores nordestinos preocupados e sem saber como será o futuro.

A fala do Presidente direcionada, por exemplo, ao maranhense Flávio Dino (PCdoB), de que “não é para ter nada para ele”, preocupou não só este, mas todos os demais chefes do Executivo. Há um certo receio de que  Bolsonaro, de alguma forma, não seja tão generoso com os estados onde a maioria absoluta não votou nele.

Por mais que o Presidente busque instigar esse clima de “eu falo o que eu quiser e dane-se o resto”, os governadores nordestinos tentam driblar a situação para manter um mínimo de respeito junto à União.

Consórcio do Nordeste

O Consórcio do Nordeste foi criado em março deste ano, no Maranhão, com o nome de Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. A união entre os nove estados prevê o desenvolvimento em diversos projetos, além da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre as unidades federativas.

O encontro da criação contou com os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Ceará, Camilo Santana (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); da Paraíba, João Azevedo (PSB); o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB); de Sergipe, Belivado Chagas (PDT) e da Bahia, Rui Costa (PT).

Postagem e Pesquisa: Márcio Ribeiro

Foto: G1 Maranhão / Rede Mirante

Fonte https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2019/03/14/governadores-do-nordeste-assinam-no-maranhao-documento-que-cria-consorcio-entre-estados.ghtml

Fonte: https://www.ceara.gov.br/2019/08/21/em-teresina-governadores-do-nordeste-discutem-captacao-de-investimentos/

Fonte: http://www.jornaldailhagrande.com.br/2019/08/governadores-do-nordeste-chegam-ao.html

Contato: [email protected].com.br

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.