Autor: Enzio Meixedo Chiarelli (Biólogo e Educador)

A COVID-19 veio como um tsunami, abalando todas estruturas e colocando em xeque um já combalido sistema financeiro. Expôs o quão frágil a vida humana é e quanto desequilibramos a natureza no planeta. Toda organização humana pensada não foi suficiente para evitar a pandemia que se instalou e ceifou vidas de pessoas amadas.

No meio de tudo isso, os brasileiros apressaram-se em apontar o dedo para os chineses culpando pela disseminação do vírus. No momento, nem os cientistas descobriram o paciente zero e qualquer apontamento é apenas especulação.

Os motivos atribuídos pelos brasileiros pela eventual culpa dos chineses são variados, desde arma biológica para prejudicar os americanos e barrar a economia passando pelo regime comunista.

Ora, se a China é a maior economia do mundo qual seria a lógica em prejudicar a si mesmo e parceiros comerciais? No caso de armas biológicas, quem seria o inimigo da China a ser combatido? Imaginando um cenário de hoje sem esta pandemia, qual “inimigo” ameaça a pujante economia chinesa?

A China é um gigante em termos econômicos, não só em termos externos mas possuir um forte mercado interno, que torna a base de sua economia muito sólida e pouco vulnerável a oscilações de mercado.

No caso do regime comunista a acusação é que o “terrível” ditador estaria escondendo a verdade sobre o caso. Mesmo entre os cientistas, não há consenso sobre como teria se originado o vírus.

Na esteira da xenofobia, já aflorada em outras ocasiões, os brasileiros rapidamente acusaram a origem ter sido provocada pelos hábitos alimentares dos orientais. Contudo, esquecem ou omitem alguns detalhes importantes.

A civilização chinesa é uma cultura milenar. Não são hábitos recentes se alimentarem de uma variedade de animais e plantas que nem sequer podemos imaginar.

Desta forma, por que o problema não surgiu em qualquer momento anterior da história ? Os mesmos que acusaram se esquecem que aqui em terras tupiniquins temos hábitos bem semelhantes ingerindo tartarugas, onça, taioba, tanajura e por aí vai. 

Portanto, essas tentativas vazias de tentar achar um culpado são motivadas por muita desinformação e muito preconceito. Não focam no que é importante no momento e constroem uma imagem muito equivocada do povo chinês.

Texto e Criação: Enzio Meixedo Chiarelli  (Bíólogo e Educador)

Postagem e Título: Márcio Ribeiro

Imagem: Pixabay

Contato: [email protected]

There are currently no comments.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.